Ritidoplastia
Entenda detalhes sobre Ritidoplastia
Os sinais característicos do envelhecimento, como rugas e marcas de expressão, podem ser suavizados com a ritidoplastia, uma cirurgia plástica que reposiciona os músculos do rosto, remove a pele em excesso e rejuvenesce a expressão facial do paciente.
O que é cirurgia de ritidoplastia?
Ritidoplastia é o termo clínico para facelift, cirurgia que visa suavizar e apertar a pele do rosto com o objetivo de diminuir rugas e afundamentos da face. O chamado “lifting facial” ameniza os sinais visíveis do envelhecimento do rosto e pescoço.
É possível fazer outras cirurgias com a ritidoplastia?
Se a paciente preferir, também pode tratar a flacidez da pele do pescoço, além de fazer outros procedimentos como blefaroplastia (cirurgia das pálpebras), rinoplastia (cirurgia de nariz), implante capilar, lipoaspiração, lipoenxertia (enxerto de gordura), entre outras.
Para quem a ritidoplastia é indicada?
A ritidoplastia deve ser indicada por um médico especializado. Após avaliar o paciente, o cirurgião plástico pode indicar o procedimento para homens e mulheres que buscam:
- recuperação do tônus muscular;
- diminuição da flacidez do rosto e pescoço;
- suavização das rugas e marcas de expressão.
Para garantir que a cirurgia plástica do rosto é a melhor opção de tratamento e que o paciente esteja em boas condições de saúde para ser submetido ao procedimento, é necessário cumprir o pré-operatório.
Como é feita a ritidoplastia?
Antes da ritidoplastia, são feitas marcações nas linhas de incisão no rosto do paciente com uma caneta de marcação cirúrgica. Após a marcação, é feita a aplicação de anestesia local ou geral, a depender da avaliação médica e da preferência do paciente.
O cirurgião plástico posiciona cuidadosamente uma incisão que vai desde a linha da têmpora até o contorno frontal da orelha e do couro cabeludo, seguindo sempre a linha divisória entre face e cabelo para garantir que a cicatriz seja o mais discreta possível.
De modo geral, a cirurgia da face é dividida entre ritidoplastia do terço superior, ritidoplastia do terço médico e ritidoplastia do terço inferior, classificações que levam em conta a região específica da face que será submetida ao procedimento.
Ritidoplastia do terço superior
A ritidoplastia do terço superior, ou lifting frontal, foca nas imperfeições da fronte, como rugas na testa e entre as sobrancelhas e na queda das sobrancelhas.
Ritidoplastia do terço médio
A ritidoplastia do terço médio corrige marcas indesejadas na região média do rosto, ou seja, sulcos e perda de volume abaixo das pálpebras, flacidez nas bochechas ou no sulco naso-labial (o famoso “bigode chinês”).
Ritidoplastia do terço inferior
A ritidoplastia do terço inferior é indicada para corrigir sinais característicos da idade que acometem a parte inferior da face e do pescoço, como excesso de papada.
Resultados
A cirurgia de ritidoplastia proporciona aos pacientes resultados muito mais positivos e de acordo com as suas expectativas. Os resultados efetivos podem ser obtidos no período de 6 meses, que é quando a cicatrização estará completa.
Por isso, a ritidoplastia é muito renomada e garante aos pacientes uma nova e melhorada relação com a autoimagem. Agende uma consulta conosco!
Deseja saber o preço e outras informações sobre este procedimento? Podemos ajuda-lo(a)!
Principais Dúvidas sobre Ritidoplastia
Qual a diferença entre ritidoplastia e lifting facial?
A ritidoplastia e o lifting facial são a mesma coisa: um procedimento cirúrgico de caráter estético que tem o objetivo de diminuir a flacidez, atenuar as rugas e remover o excesso de gordura localizada na face e no pescoço.
Quais são os riscos da ritidoplastia?
Se realizada com médicos e clínicas de confiança, os riscos da ritidoplastia são mínimos. Do contrário, pode apresentar sangramento, infecção, perda permanente da sensibilidade ou danos aos nervos.
Quanto tempo dura a cirurgia?
A cirurgia tem duração aproximada de duas a três horas. O período de internação varia entre 12 e 24 horas, dependendo do efeito da anestesia.
Qual o pré-operatório de uma ritidoplastia?
Durante o pré-operatório, o cirurgião plástico deve esclarecer informações sobre a ritidoplastia, determinar quais regiões da face serão modificadas e indicar a realização de exames para avaliar as condições de saúde do paciente.
Qual o pós-operatório da ritidoplastia?
Após a ritidoplastia o paciente pode apresentar inchaço e hematomas e o médico pode indicar a aplicação de compressas geladas na face para aliviar os sintomas. Os resultados definitivos da ritidoplastia podem ser observados em um período de seis meses após a cirurgia, quando a cicatrização está completa.
Qual o valor de uma cirurgia plástica na face?
O preço da cirurgia plástica na face considera questões como os honorários médicos e de sua equipe (anestesista, enfermeiros) e os custos de internação. Para mais informações sobre a ritidoplastia, consulte um cirurgião plástico e tire suas dúvidas.
Principais Procedimentos
Ginecomastia
Caracteriza-se por um excesso de pele, gordura e glândula mamária, unilateral ou bilateral no homem.
SAIBA MAISLipoaspiração a Laser
É a cirurgia plástica feita com auxilio de equipamentos a laser para derretimento da gordura localizada.
SAIBA MAISOtoplastia
Cirurgia de correção para má formação da cartilagem da orelha, que fica mais aberta que o normal.
SAIBA MAISNinfoplastia
Cirurgia íntima feminina, realizada para redução ou correção estética dos lábios vaginais.
SAIBA MAISRinoplastia
A cirurgia de Rinoplastia é capaz de remodelar e corrigir o formato do nariz, dando um aspecto mais bonito e harmônico ao rosto.
SAIBA MAISUnidades
Agende sua consulta na unidade que for mais próxima de você:
Unidade Itaim Bibi
R. Professor Atílio Innocenti, 683 Vila Nova Conceição - São Paulo - SP
Unidade Hospital Albert Einstein
Av. Albert Einstein, 627. Bloco A1. Consultório 119. São Paulo - SP CEP: 05652-900
Contato
Para agendar uma consulta e tirar dúvidas a respeito de algum procedimento, preencha o formulário abaixo: