ITAIM BIBI: Rua Professor Atílio Innocenti, 683

MORUMBI: Hospital Israelita Albert Einstein - Av. Albert Einstein, 627

Agende uma Consulta

11 4750.1155

Cirurgias da Face Otoplastia

Sobre o procedimento

Otoplastia

O tamanho das orelhas é uma condição que pode trazer importantes prejuízos psicológicos, especialmente na infância. Para corrigir o tamanho das orelhas excessivamente grandes é possível realizar uma cirurgia plástica conhecida como otoplastia.

O que é uma cirurgia de otoplastia?

A otoplastia é uma cirurgia plástica das orelhas que possibilita a alteração do formato, tamanho e posicionamento. O objetivo é deixar as orelhas mais harmônicas em relação à cabeça e melhorar a autoestima dos pacientes.

Para quem é indicada a otoplastia?

A cirurgia de otoplastia é indicada para crianças e adultos com macrotia (condição rara que resulta em orelhas excessivamente grandes, conhecida como “orelha de abano”), pessoas com orelhas deformadas por lesão ou outras causas, pacientes que precisam reconstruir os lóbulos ou remover queloides e nódulos no local.

A otoplastia também pode ser indicada para pacientes com microtia ou anotia, que é a ausência congênita das orelhas, ou casos de orelhas constrictas, ou seja, quando a orelha fica mais fechada e dobrada.

Sobre quem não pode fazer otoplastia, é importante considerar que as orelhas normalmente alcançam seu tamanho total de crescimento entre os cinco e seis anos, quando a cirurgia é recomendada. Sendo assim, o procedimento pode não ser indicado para crianças menores de cinco anos.

Qual o pré-operatório da otoplastia?

Durante a preparação, o cirurgião plástico deve fazer uma avaliação detalhada do paciente, com base em exames de laboratório que possam atestar suas condições de saúde. 

Além disso, em alguns casos é necessário evitar o uso de determinados medicamentos, principalmente os que possam aumentar os riscos de sangramento. É importante lembrar que qualquer mudança na rotina de remédios deve ser acompanhada pelo médico.

Como funciona a cirurgia de otoplastia?

Na otoplastia, o médico faz uma incisão atrás da dobra natural da orelha, que possibilita o remodelamento da cartilagem e da pele. Em seguida, é feita a sutura da orelha com pequenos pontos para melhorar a cicatrização.

Para realizar a cirurgia da orelha, o paciente é submetido a anestesia, sendo que o procedimento pode ser feito com anestesia geral ou anestesia local com sedação, aspecto que deve ser considerado entre paciente, cirurgião e anestesista.

 

Quanto custa uma cirurgia plástica na orelha?

Apenas o cirurgião plástico, após avaliar individualmente cada paciente, pode determinar o preço de uma cirurgia plástica na orelha. O paciente deve considerar que a definição desse valor leva em conta os honorários médicos e da equipe e os custos de internação.

Consulte um cirurgião plástico especialista em otoplastia e faça a sua avaliação!

Mais informações
do Procedimento?

Deseja saber o preço e outras informações sobre este procedimento? Podemos ajuda-lo(a)!

    OTOPLASTIA
    Pergunte ao Dr. Wendell

      Principais Dúvidas sobre Otoplastia

      A partir de qual idade é possível fazer a otoplastia?

      Os ouvidos normalmente alcançam seu tamanho total de crescimento entre as idades de 5 ou 6 anos. Portanto, a cirurgia é permitida a partir dessa faixa etária.

      Como é feita a cirurgia de otoplastia?

      A otoplastia é um procedimento minimamente invasivo, no qual o médico faz uma incisão atrás da dobra natural da orelha para remodelar a cartilagem e a pele. Ele então sutura a orelha com pequenos pontos, para melhorar a cicatrização.

      Como é o pós-operatório e qual o tempo de recuperação após a otoplastia?

      Em geral, a recuperação após a otoplastia é rápida. Nos primeiros dias, o paciente pode apresentar hematomas e desconforto, que são controlados com analgésicos prescritos pelo médico responsável. Em pacientes adultos, é possível retornar ao trabalho dentro de alguns dias, enquanto as crianças costumam precisar de até uma semana de folga antes de retornar para a escola.

      Como é a recuperação da cirurgia de otoplastia?

      A cirurgia de otoplastia tem um tempo de recuperação rápido. Nos primeiros dias, o paciente pode apresentar alguns hematomas e desconforto, que são facilmente controlados com analgésicos. No caso dos adultos, é possível retornar ao trabalho dentro de alguns dias, enquanto as crianças normalmente precisam de uma semana de folga antes de voltar para a escola.

      Blog

      VER MAIS

      Unidades

      Agende sua consulta na unidade que for mais próxima de você:

      Unidade Itaim Bibi

      R. Professor Atílio Innocenti, 683 Vila Nova Conceição - São Paulo - SP

      VEJA MAIS

      Unidade Hospital Albert Einstein

      Av. Albert Einstein, 627. Bloco A1. Consultório 119. São Paulo - SP CEP: 05652-900

      VEJA MAIS

      Contato

      Para agendar uma consulta e tirar dúvidas a respeito de algum procedimento, preencha o formulário abaixo:

        MANDE UM WHATSAPP
        Fale conosco no Whatsapp!