ITAIM BIBI: Rua Professor Atílio Innocenti, 683

MORUMBI: Hospital Israelita Albert Einstein - Av. Albert Einstein, 627

Agende uma Consulta

11 2893-3348

As 5 Cirurgias Plásticas reparadoras mais realizadas no Brasil

As 5 Cirurgias Plásticas reparadoras mais realizadas no Brasil

A cirurgia reparadora é realizada para ajudar a restaurar a função e a aparência normal. Ela pode ser usada para corrigir deformidades causadas por defeitos congênitos, traumas ou condições médicas. Normalmente, trata-se de um procedimento que é considerado clinicamente necessário e, portanto, coberto pela maioria dos planos de saúde. Mas qual as diferenças para a cirurgia estética? E quais são as cirurgias plásticas reparadoras mais realizadas no Brasil?

Continue lendo para descobrir!

Cirurgias plásticas reparadoras ou estéticas, qual a diferença?

Antes de mais nada, é válido falarmos sobre as diferenças entre as cirurgias plásticas reparadoras ou estéticas. Afinal, essa é a dúvida de muitas pessoas e, embora haja uma sobreposição, esses tipos de cirurgias servem a propósitos totalmente diferentes.

Bom, de maneira geral, as cirurgias plásticas têm um caráter puramente estético. Ou seja, são realizadas com o objetivo de deixar algum aspecto do corpo mais bonito, servindo para alterar a forma ou a aparência do corpo, geralmente quando nenhuma condição médica está presente.

Dessa forma, contribui para aumentar o bem-estar e a autoestima dos brasileiros. Com muitos resultados excelentes, tanto homens quanto mulheres transformam as suas vidas com esses procedimentos.

No entanto, em diversos casos, as cirurgias plásticas não são feitas somente com o objetivo estético. Restaurar as sequelas e restabelecer a funcionalidade de órgãos lesados ​​por diversas causas é o principal objetivo da cirurgia plástica reparadora.

Inclusive, as cirurgias reparadoras são consideradas uma das áreas fundamentais da cirurgia plástica que aborda todos os casos que, além de um resultado estético, tratam da reparação de sequelas decorrentes de traumas, malformações congênitas, doenças como câncer ou defeitos em alguns tecidos, entre muitas outras.

Assim, esse tipo de procedimento costuma ser realizado para melhorar a função, mas também pode ser feito para aproximar ou melhorar uma aparência normal. É um espectro muito amplo porque abrange praticamente todas as áreas em que pode ser necessário restaurar um tecido, um segmento do corpo ou restaurar uma função normal.

É por isso que geralmente é considerada uma necessidade médica e geralmente é coberta pela maioria dos planos de saúde, embora a cobertura para procedimentos específicos e os níveis de cobertura possam variar muito dependendo do plano que você tem.

Vale ressaltar, contudo, que normalmente há também um elemento estético, porque a maioria desses problemas de saúde também afetam sua aparência.

Cirurgias plásticas reparadoras mais realizadas no Brasil: conheça 5 dos procedimentos mais populares
As cirurgias plásticas reparadoras estão sendo cada vez mais procuradas por pacientes que desejam reconstruir partes do corpo que foram afetadas adversamente por trauma, lesão, infecção, tumor ou doença. Normalmente, visa devolver a parte do corpo à funcionalidade e aparência que tinha antes do trauma.

Dito isso, existem diversos procedimentos que podem ser realizados com intuito reparador, dependendo sempre do caso de cada paciente e de seus objetivos. Entre as cirurgias plásticas reparadoras mais realizadas no Brasil, podemos destacar as 5 a seguir:

As 5 Cirurgias Plásticas reparadoras mais realizadas no Brasil

Rinoplastia

Muito se fala sobre a rinoplastia como um procedimento estético. No entanto, quando o nariz está desfigurado de alguma forma ou sofreu um trauma, é uma cirurgia que tem essa natureza reparadora. Nestes casos, é um procedimento que realmente reconstrói o nariz, independentemente do que isso possa significar para cada caso individual.

Dessa forma, a rinoplastia enquanto cirurgias plástica reparadora visa reparar não só problemas estéticos dos pacientes, mas também funcionais. As condições que podem ser corrigidas através da rinoplastia reconstrutiva incluem lesões como resultado de câncer de pele, danos como resultado de trauma nasal, desvio de septo e defeitos congênitos.

Além de super ou subdesenvolvimento das estruturas nasais, osso nasal assimétrico, massa nasal anormal, doenças que causam alterações estruturais no nariz e obstrução nasal.

Otoplastia

Algumas pessoas podem ter orelhas proeminentes ou outros problemas, como assimetria na forma, no tamanho e/ou na angulação, bem como malformações congênitas ou deformidades pós-traumáticas. Para corrigir isso, existe uma cirurgia chamada otoplastia, que pode ser tanto estética quanto reparadora.

Essa é uma das cirurgias plásticas reparadoras mais comuns, pois o seu foco é tanto estético quanto funcional. Assim, é recomendada para pacientes cujas malformações causem prejuízos funcionais às orelhas externas, que têm como funções principais captar e amplificar os sons.

Cirurgia Ortognática

A cirurgia ortognática corrige irregularidades dos ossos da mandíbula e realinha os maxilares e os dentes para melhorar a maneira como eles funcionam. Assim, fazer essas correções não só corrige as deformidades dento-esqueléticas, como também pode melhorar a sua aparência facial.

De maneira geral, esse é um procedimento recomendado como opção corretiva se você tiver problemas na mandíbula que não podem ser resolvidos apenas com ortodontia.

Mamoplastia Redutora

A cirurgia plástica reparadora geralmente envolve o tratamento de condições que causaram uma mudança anormal na forma ou na aparência do corpo. Exemplos de tais condições tratadas incluem reconstrução após mastectomia ou vários tipos de câncer de pele ou tecidos moles e reconstrução para corrigir defeitos congênitos ou cicatrizes anormais.

Também estão incluídas na cirurgia reconstrutiva as condições que requerem alterações corporais para o tratamento adequado. O melhor exemplo disso é a mamoplastia redutora, uma cirurgia de redução de mama para tratar dores crônicas nas costas e no pescoço.

As 5 Cirurgias Plásticas reparadoras mais realizadas no Brasil

Cirurgia de Ginecomastia

A ginecomastia é uma condição que causa o desenvolvimento de tecido mamário glandular ou gorduroso em excesso nos homens. A condição pode afetar um ou ambos os seios, às vezes de forma desigual. Dieta e exercício por si só não podem resolver, sendo necessário reduzir cirurgicamente as glândulas mamárias e os tecidos adiposos.

Vale ressaltar aqui, que a ginecomastia é tratada como patologia, sendo uma cirurgia plástica reparadora autorizada. Já a pseudoginecomastia tem caráter estético.

Pensando em fazer uma cirurgia plástica reparadora? Agende uma consulta com o Dr. Wendell Uguetto!

Como deu para perceber, a cirurgia plástica é um campo amplo que inclui não apenas a cirurgia estética ou cosmética, mas também a correção cirúrgica de deformidades congênitas ou decorrentes de traumas ou condições médicas. Por isso, se você deseja realizar uma cirurgia plástica reparadora, é extremamente importante consultar um cirurgião plástico especializado.

O Dr. Wendell Uguetto é um médico cirurgião plástico que tem um forte compromisso com a excelência no atendimento ao paciente, prestando sempre um atendimento humanizado e individual, a fim de realizar procedimentos reconstrutivos que podem mudar a vida de muitos pacientes.

Portanto, agende uma consulta agora mesmo! Lembre-se que cirurgias reparadoras são cobertas pelos planos de saúde, incluindo OMINT.

Dr. Wendell Ugueto
Últimos posts por Dr. Wendell Ugueto (exibir todos)

Unidades

Agende sua consulta na unidade que for mais próxima de você:

Unidade Itaim Bibi

R. Professor Atílio Innocenti, 683 Vila Nova Conceição - São Paulo - SP

VEJA MAIS

Unidade Hospital Albert Einstein

Av. Albert Einstein, 627. Bloco A1. Consultório 119. São Paulo - SP CEP: 05652-900

VEJA MAIS

Contato

Para agendar uma consulta e tirar dúvidas a respeito de algum procedimento, preencha o formulário abaixo:

    WHATSAPP Ligar
    Fale conosco no Whatsapp!