Bichectomia em Homens: Quando o Procedimento é Indicado?
22, fevereiro, 2023
Dr. Wendell Ugueto
Hoje em dia, cada vez mais pessoas do sexo masculino chegam às clínicas especializadas em cirurgias plásticas em busca de procedimentos estéticos faciais. Neste cenário, é possível destacar que a bichectomia em homens faz bastante sucesso. Afinal o procedimento ajuda a melhorar a harmonia e assimetrias presentes na face. Você certamente já deve ter ouvido falar em bichectomia, mas sabe quando é indicada?
Indice
O que é bichectomia e como funciona?
A famosa bichectomia ou lipoplastia facial é um procedimento estético cirúrgico irreversível. Isso porque promove a remoção das chamadas bolsas de Bichat, responsáveis por amortecer os músculos da face e que também atuam no processo de mastigação.
Na prática, a cirurgia promove o afinamento do rosto, deixando-o mais harmônico. Sendo assim, é natural que a bichectomia em homens ganhe cada vez mais adeptos. Mas, saiba que é fundamental que o procedimento seja realizado por um cirurgião plástico.
E o procedimento acontece da seguinte forma: primeiro, é feita uma incisão na mucosa bucal, possibilitando que o cirurgião tenha acesso aos depósitos de gordura. A partir dessa incisão é feita a remoção das bolas de Bichat, reduzindo o tamanho das bochechas.
Veja também:Bichectomia: conheça o procedimento que diminui as bochechas
Quando a bichectomia em homens é indicada?
A indicação da bichectomia deve ser feita pelo cirurgião plástico após uma avaliação prévia do paciente. Em geral, o procedimento pode ser indicado em duas situações.
Paciente está insatisfeito com o tamanho das bochechas
Em muitos casos, o paciente apresenta um aumento natural das bochechas, mas que causa incômodos estéticos. Para diminuir o volume e afinar o rosto, a bichectomia pode ser indicada para promover uma harmonização facial de acordo com a preferência.
Hipertrofia das bolas de Bichat que causa transtornos físicos
A hipertrofia (aumento) das bolas de Bichat também pode provocar uma situação bastante desagradável: causar um excesso de mordeduras na parte interna da boca, o que resulta em lesões dolorosas. Nesse caso, a bichectomia evita esse tipo de problema.
É importante ressaltar que as bolsas de Bichat ficam em uma área delicada e sensível da face. Isso quer dizer que todo cuidado é pouco durante o procedimento.
É seguro fazer bichectomia em homens?
Como atuam no amortecimento dos músculos da face e na mastigação, as bolsas de Bichat ficam próximas de várias terminações nervosas do rosto. Ou seja, o procedimento de bichectomia acontece em uma região delicada e envolve alguns riscos.
De modo geral, a bichectomia em homens envolve riscos de sangramento e infecção. Além disso, uma bichectomia mal executada pode causar lesões no nervo facial, que resultam em paralisia da face ou secção acidental do ducto salivar.
Para reduzir os riscos e garantir a segurança do paciente, realizar a cirurgia com um cirurgião plástico qualificado e credenciado a Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP) é o melhor caminho.
Consulte o Dr. Wendell Uguetto para bichectomia em homens
O Dr. Wendell Uguetto é cirurgião plástico especialista em cirurgias plásticas para homens, incluindo a bichectomia. Se você está incomodado com o tamanho e formato das suas bochechas, agende uma avaliação.
- Programa de Indicação - 23 de outubro de 2024
- Bichectomia em Homens: Quando o Procedimento é Indicado? - 22 de fevereiro de 2023
- Estética Masculina: Quais Procedimentos São Indicados? - 20 de fevereiro de 2023