ITAIM BIBI: Rua Professor Atílio Innocenti, 683

MORUMBI: Hospital Israelita Albert Einstein - Av. Albert Einstein, 627

Agende uma Consulta

11 2893-3348

Posso fazer Drenagem Linfática Após Abdominoplastia?

Posso fazer Drenagem Linfática Após Abdominoplastia?

Posso fazer Drenagem Linfática Após Abdominoplastia?

O pós-operatório de qualquer cirurgia plástica é tão importante quanto o procedimento em si. Em muitos casos, existe uma recomendação em comum: drenagem linfática, um tipo de massagem que visa remover o excesso de líquidos e toxinas do organismo. Mas, será que é possível fazer drenagem linfática após abdominoplastia? Afinal, os movimentos realizados durante a drenagem são firmes e a região do abdômen fica sensibilizada após a realização do procedimento que remove o excesso de pele da barriga.

Abdominoplastia: como é a cirurgia?

Antes de qualquer coisa, é preciso entender melhor o que é e como funciona uma abdominoplastia, que é a famosa “plástica do abdômen”, para então podermos analisar se a drenagem linfática pode ou não ser realizada após o procedimento.

Basicamente, a abdominoplastia tem como objetivo não apenas remover o excesso de gordura, mas principalmente remover a pele em excesso na região do abdômen para restaurar a forma e o tônus abdominal e melhorar a silhueta.

O procedimento é especialmente indicado para pacientes que foram submetidos à cirurgia bariátrica, que perderam muito peso de forma natural ou mulheres após a gestação, principalmente quando apresentam um quadro de diástase (afastamento dos músculos).

Durante a cirurgia é feito um corte entre a linha dos pelos pubianos e o umbigo ou ao redor do umbigo, por onde é removido o excesso de pele. Os músculos são suturados para que fiquem mais rígidos e o umbigo é recolocado em sua posição original.

Qual é a função da drenagem linfática?

Qual é a função da drenagem linfática?

Agora que você já sabe como funciona uma abdominoplastia, vamos entender melhor o que é e qual a função da drenagem linfática no pós-operatório de uma cirurgia plástica. De modo geral, podemos dizer que a drenagem linfática é um tipo de massagem.

No entanto, a drenagem visa remover o excesso de toxinas e líquidos presentes no organismo através do sistema linfático, o que melhora a circulação e contribui para melhorar o conforto do paciente após a realização de procedimentos cirúrgicos.

Então, posso fazer drenagem linfática após abdominoplastia? Não só pode como deve, sendo essa uma das recomendações mais importantes no pós-operatório dessa cirurgia para reduzir o desconforto pós-operatório, aliviar as dores e reduzir o edema (inchaço).

Além disso, sessões de drenagem linfática no pós-operatório da abdominoplastia ajudam a melhorar a circulação, reduzir a retenção hídrica, diminuir as chances de fibroses, aumentar a hidratação e a nutrição celular e diminuir a tensão na cicatriz.

É claro que você deve ter a liberação do seu médico para realizar as sessões de drenagem linfática. Embora seja uma recomendação comum, cada caso é um caso e o paciente deve ter uma avaliação individualizada sobre os cuidados pós-operatórios.

Dúvidas sobre abdominoplastia? Consulte um especialista

A abdominoplastia, assim como a lipoaspiração, é um procedimento bastante requisitado. Nos casos de pacientes em processo de emagrecimento pode, inclusive, ter cobertura pelo plano de saúde, incluindo a Omint, operadora pela qual o Dr. Wendell Uguetto, médico cirurgião plástico, atende. Para mais informações sobre o procedimento, agende uma consulta de avaliação e tire suas dúvidas sobre a realização e indicação da cirurgia.

Dr. Wendell Ugueto

Unidades

Agende sua consulta na unidade que for mais próxima de você:

Unidade Itaim Bibi

R. Professor Atílio Innocenti, 683 Vila Nova Conceição - São Paulo - SP

VEJA MAIS

Unidade Hospital Albert Einstein

Av. Albert Einstein, 627. Bloco A1. Consultório 119. São Paulo - SP CEP: 05652-900

VEJA MAIS

Contato

Para agendar uma consulta e tirar dúvidas a respeito de algum procedimento, preencha o formulário abaixo:

    WHATSAPP Ligar
    Fale conosco no Whatsapp!