ITAIM BIBI: Rua Professor Atílio Innocenti, 683

MORUMBI: Hospital Israelita Albert Einstein - Av. Albert Einstein, 627

Agende uma Consulta

11 2893-3348

Otoplastia: Saiba Quando Fazer a Cirurgia

As orelhas são uma daquelas características às quais não se costuma prestar muita atenção, exceto quando se destacam especialmente do resto das características faciais. A boa notícia é que existe uma cirurgia plástica relativamente simples que pode corrigir o tamanho, a forma e a simetria delas. Mas quando realizar a otoplastia?

Descubra quando realizar a otoplastia

Orelhas grandes, proeminentes, redondas ou pontudas podem causar sentimentos de vergonha em crianças e adultos, e até mesmo ser fonte de problemas psicológicos muito graves. Não à toa, estar insatisfeito com a aparência dos ouvidos é um problema bastante comum para muitos pacientes.

Felizmente, graças à cirurgia de otoplastia, é possível modificar ou corrigir a orelha, obtendo uma aparência natural e harmônica. Procedimento muito popular entre adultos e crianças, ele pode ser a chave para melhorar muito a autoconfiança de uma pessoa.

Por isso, essa técnica cirúrgica de medicina estética pode ser feita em crianças, adolescentes ou adultos que estejam descontentes com a aparência de suas orelhas. Mas, se você ainda tem dúvidas sobre quando realizar a otoplastia, saiba que você pode se submeter a essa intervenção para:

  • Proporcionar uma posição mais estética e harmoniosa às orelhas;
  • Reduzir o tamanho das orelhas que são excessivamente grandes em comparação com o tamanho da cabeça do paciente;
  • Tratar orelha contraída ou orelha em concha
  • Melhorar os lóbulos das orelhas alongados ou rasgados;
  • Evitar bullying e provocações;
  • Aumentar a autoestima e a saúde mental de pacientes com deformidades ou problemas estéticos nos ouvidos.

Além disso, se o assunto é quando realizar a otoplastia, é importante também falarmos sobre a idade mínima. É recomendável esperar pelo menos até os 6 anos, pois o corpo continua em formação.

A partir dessa idade, a aurícula já está formada com todas as suas dobras, e é aí que o defeito pode ser avaliado para se proceder à cirurgia. Também é por volta desse período que as crianças começam a prestar atenção em questões físicas como essa e podem ouvir comentários irritantes de outras pessoas. Ao mesmo tempo em que conseguem entender a operação e colaboram no pós-operatório.

Como é feita uma otoplastia?

A otoplastia consiste, na maioria dos pacientes, em fazer uma pequena incisão atrás da orelha para remodelar a cartilagem e fazê-la dobrar nas áreas apropriadas. Em algumas ocasiões, pode ser necessário retirar uma parte da cartilagem para melhorar o formato da orelha ou operar ambas as orelhas para garantir melhor simetria, mesmo que a deformidade esteja presente apenas em uma delas.

Normalmente, embora sempre dependa de cada paciente, a duração desse tipo de operação costuma ser em torno de duas ou três horas. A cicatriz resultante desta intervenção fica escondida. Essa é uma das grandes vantagens do procedimento.

Após 48 horas após a intervenção, o paciente já pode levar uma vida normal. As orelhas podem doer um pouco nos primeiros dias, mas a dor é facilmente aliviada com medicação, desde que o médico faça a prescrição.

Agende uma consulta de avaliação como Dr. Wendell Uguetto!

Agora que você já sabe um pouco mais sobre quando realizar a otoplastia, entre em contato agora mesmo e agende uma consulta com o cirurgião plástico Dr. Wendell Uguetto!

Dr. Wendell Ugueto
Últimos posts por Dr. Wendell Ugueto (exibir todos)

Unidades

Agende sua consulta na unidade que for mais próxima de você:

Unidade Itaim Bibi

R. Professor Atílio Innocenti, 683 Vila Nova Conceição - São Paulo - SP

VEJA MAIS

Unidade Hospital Albert Einstein

Av. Albert Einstein, 627. Bloco A1. Consultório 119. São Paulo - SP CEP: 05652-900

VEJA MAIS

Contato

Para agendar uma consulta e tirar dúvidas a respeito de algum procedimento, preencha o formulário abaixo:

    WHATSAPP Ligar
    Fale conosco no Whatsapp!