Orelhas de abano: quando a otoplastia é recomendada?
18, setembro, 2021
Dr. Wendell Ugueto
A aparência, o formato e o tamanho das orelhas são características que podem causar constrangimentos e problemas de autoestima, principalmente na fase escolar. As chamadas “orelhas de abano”, por exemplo, embora afetem a autoestima, podem ser corrigidas.
Para promover a correção das orelhas de abano, a cirurgia plástica indicada é conhecida como otoplastia e pode ter indicação exclusivamente estética ou também funcional. Desde que seja realizada por um cirurgião plástico experiente, é bastante segura e eficiente.
Indice
Qual a causa para as orelhas de abano?
As orelhas de abano são aquelas caracterizadas por apresentarem um distanciamento exagerado do crânio. De modo geral, as causas para essa condição são o apagamento total ou parcial da antélice (dobra da cartilagem) e o aumento da concha.
O fato das orelhas em abano serem bastante evidentes não somente aos olhos do paciente, mas também de pessoas ao seu redor, faz com que brincadeiras de mau gosto sejam proferidas e, ainda mais grave, casos de bullying aconteçam, principalmente na escola.
Em média, a partir dos três anos de idade já é possível observar uma tendência às orelhas de abano. No entanto, a correção cirúrgica geralmente é indicada para pacientes a partir dos seis anos, quando a constituição das orelhas já está praticamente formada.
Otoplastia: o que é e como é feito o procedimento
A otoplastia é conhecida como a cirurgia plástica das orelhas, indicada para pacientes a partir dos seis anos de idade que apresentam orelhas muito abertas e salientes (orelhas de abano) e estejam desconfortáveis com a aparência.
A cirurgia plástica das orelhas não é indicada apenas para pacientes com orelhas de abano. O procedimento também é indicado para pacientes que apresentam:
- orelhas deformadas;
- deformidades nos lóbulos;
- queloides ou nódulos;
- orelhas constrictas (mais fechadas e dobradas);
- microtia ou anotia (ausência congênita das orelhas).
O procedimento deve ser realizado por um cirurgião plástico especializado e tem como objetivo reajustar a orelha em relação à sua posição e forma. Desse modo, é possível deixá-la mais “colada” à cabeça e menos aparente.
Durante a otoplastia, realizada sob anestesia geral ou local com sedação, o médico faz uma incisão atrás da dobra natural da orelha para remodelar a cartilagem e a pele. Após o realocamento da orelha, é feita uma sutura com pequenos pontos.
Seja qual for a indicação para a correção cirúrgica do formato e aparência das orelhas, o ideal é consultar um médico especializado para garantir que o procedimento seja realizado dentro dos protocolos de segurança, de maneira segura para o paciente.
Consulte o Dr. Wendell Uguetto, especialista em otoplastia
Muitos pais e cirurgiões plásticos acreditam que a melhor fase para realizar o procedimento é a infância, principalmente para evitar constrangimentos e outros transtornos causados pela condição. No entanto, é importante considerar o desejo da criança.
O Dr. Wendell Uguetto é médico cirurgião plástico, membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica e especialista em otoplastia. Para mais informações sobre o procedimento, agende uma consulta e faça uma avaliação completa.
- Programa de Indicação - 23 de outubro de 2024
- Bichectomia em Homens: Quando o Procedimento é Indicado? - 22 de fevereiro de 2023
- Estética Masculina: Quais Procedimentos São Indicados? - 20 de fevereiro de 2023