ITAIM BIBI: Rua Professor Atílio Innocenti, 683

MORUMBI: Hospital Israelita Albert Einstein - Av. Albert Einstein, 627

Agende uma Consulta

11 4750.1155

Orelhas de abano: quando a otoplastia é recomendada?

Orelhas de abano: quando a otoplastia é recomendada?

A aparência, o formato e o tamanho das orelhas são características que podem causar constrangimentos e problemas de autoestima, principalmente na fase escolar. As chamadas “orelhas de abano”, por exemplo, embora afetem a autoestima, podem ser corrigidas.

Para promover a correção das orelhas de abano, a cirurgia plástica indicada é conhecida como otoplastia e pode ter indicação exclusivamente estética ou também funcional. Desde que seja realizada por um cirurgião plástico experiente, é bastante segura e eficiente.

Qual a causa para as orelhas de abano?

As orelhas de abano são aquelas caracterizadas por apresentarem um distanciamento exagerado do crânio. De modo geral, as causas para essa condição são o apagamento total ou parcial da antélice (dobra da cartilagem) e o aumento da concha.

O fato das orelhas em abano serem bastante evidentes não somente aos olhos do paciente, mas também de pessoas ao seu redor, faz com que brincadeiras de mau gosto sejam proferidas e, ainda mais grave, casos de bullying aconteçam, principalmente na escola.

Em média, a partir dos três anos de idade já é possível observar uma tendência às orelhas de abano. No entanto, a correção cirúrgica geralmente é indicada para pacientes a partir dos seis anos, quando a constituição das orelhas já está praticamente formada. 

Otoplastia: o que é e como é feito o procedimento

A otoplastia é conhecida como a cirurgia plástica das orelhas, indicada para pacientes a partir dos seis anos de idade que apresentam orelhas muito abertas e salientes (orelhas de abano) e estejam desconfortáveis com a aparência. 

A cirurgia plástica das orelhas não é indicada apenas para pacientes com orelhas de abano. O procedimento também é indicado para pacientes que apresentam:

  • orelhas deformadas;
  • deformidades nos lóbulos;
  • queloides ou nódulos;
  • orelhas constrictas (mais fechadas e dobradas);
  • microtia ou anotia (ausência congênita das orelhas).

O procedimento deve ser realizado por um cirurgião plástico especializado e tem como objetivo reajustar a orelha em relação à sua posição e forma. Desse modo, é possível deixá-la mais “colada” à cabeça e menos aparente. 

Durante a otoplastia, realizada sob anestesia geral ou local com sedação, o médico faz uma incisão atrás da dobra natural da orelha para remodelar a cartilagem e a pele. Após o realocamento da orelha, é feita uma sutura com pequenos pontos. 

Seja qual for a indicação para a correção cirúrgica do formato e aparência das orelhas, o ideal é consultar um médico especializado para garantir que o procedimento seja realizado dentro dos protocolos de segurança, de maneira segura para o paciente.

Consulte o Dr. Wendell Uguetto, especialista em otoplastia

Muitos pais e cirurgiões plásticos acreditam que a melhor fase para realizar o procedimento é a infância, principalmente para evitar constrangimentos e outros transtornos causados pela condição. No entanto, é importante considerar o desejo da criança.

O Dr. Wendell Uguetto é médico cirurgião plástico, membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica e especialista em otoplastia. Para mais informações sobre o procedimento, agende uma consulta e faça uma avaliação completa.

O Dr. Wendell Uguetto é médico formado pela Universidade de São Paulo (USP), onde concluiu o serviço de Residência Médica em Cirurgia Geral e, posteriormente, o serviço de Residência Médica em Cirurgia Plástica, passando em primeiro lugar nessa competitiva especialidade.
Possui ampla experiência como médico, trabalhou como preceptor pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP); hoje dentro do Hospital Israelita Albert Einstein.

Nos dias atuais, Wendell Uguetto dedica-se exclusivamente aos seus pacientes e atende em dois consultórios: um localizado na Vila Nova Conceição e outro nas dependências do hospital Albert Einstein.

Junto com essas atividades, Uguetto é membro de equipe de retaguarda de cirurgia plástica e de cirurgia crânio-maxilo-facial do Hospital Albert Einstein.

No intuito de atender os pacientes com o mais alto padrão de excelência, a equipe do Dr. Wendell preza pela Segurança, Ética, Saúde e Bem-estar.

Principais Procedimentos:

Ginecomastia
Lipoaspiração a Laser
Otoplastia
Ninfoplastia
Rinoplastia
Prótese de Mama
Blefaroplastia
Mentoplastia
Dr. Wendell Ugueto

Unidades

Agende sua consulta na unidade que for mais próxima de você:

Unidade Itaim Bibi

R. Professor Atílio Innocenti, 683 Vila Nova Conceição - São Paulo - SP

VEJA MAIS

Unidade Hospital Albert Einstein

Av. Albert Einstein, 627. Bloco A1. Consultório 119. São Paulo - SP CEP: 05652-900

VEJA MAIS

Contato

Para agendar uma consulta e tirar dúvidas a respeito de algum procedimento, preencha o formulário abaixo:

    MANDE UM WHATSAPP
    Fale conosco no Whatsapp!