ITAIM BIBI: Rua Professor Atílio Innocenti, 683

MORUMBI: Hospital Israelita Albert Einstein - Av. Albert Einstein, 627

Agende uma Consulta

11 2893-3348

Rinoplastia: quais os cuidados com o pós-operatório

Rinoplastia quais os cuidados com o pós-operatório

O nariz é uma das partes do rosto que mais pode definir uma pessoa, por isso é necessário harmonizá-lo junto com o restante dos elementos do rosto. O objetivo, então, é alcançar um resultado bonito e natural, ao mesmo tempo em que combina benefícios estéticos com funcionais. Contudo, após a cirurgia, uma série de cuidados são recomendados. Esses cuidados pós-operatório de rinoplastia são essenciais para ajudar o paciente a se recuperar mais rapidamente e, principalmente, evitar problemas por ações incorretas.

Mas atenção! Embora o procedimento seja o mesmo, devemos ter em mente que cada caso é diferente dos demais. Por isso, mesmo que você ouça as experiências de outras pessoas que fizeram a cirurgia, é extremamente importante seguir as recomendações do seu cirurgião plástico.

Pós-operatório de rinoplastia: quais as recomendações e os cuidados que devem ser seguidos?

A rinoplastia, ou plástica do nariz, é uma das intervenções mais frequentes e populares realizadas na cirurgia estética. Essa cirurgia plástica consiste, basicamente, em remodelar o osso nasal e as estruturas cartilaginosas para obter uma nova forma que melhore aquela tão esperada harmonia facial, reduzindo ou aumentando o tamanho do nariz, alterando a forma da ponta ou do dorso, removendo a giba nasal, etc.

Dito isso, de maneira geral, as recomendações feitas para que o paciente possa ter um pós-operatório de rinoplastia mais tranquilo incluem:

Manter a cabeça erguida

Uma das principais recomendações de cuidados que os cirurgiões plásticos passam para os pacientes é que mantenham a cabeça elevada, de modo que fique sempre acima do coração. Isso é muito importante para que menos pressão arterial chegue à cabeça.

Com esse simples gesto, o processo de reabsorção do edema é alcançado mais rapidamente. Ou seja, o paciente apresentará inflamação por apenas alguns dias.

Aplicar compressa gelada

Outra recomendação é que uma compressa gelada seja aplicada acima da tala durante os três primeiros dias. O efeito anti-inflamatório disso é essencial, principalmente nas primeiras 48 horas após a cirurgia.

Lavar as narinas

A partir do terceiro ou quarto dia pós-operatório de rinoplastia, o paciente pode começar a lavar as narinas, seguindo sempre as orientações do cirurgião plástico.

Limitar o exercício físico

Um aspecto fundamental de qualquer pós-operatório de rinoplastia está relacionado ao exercício físico que pode ser praticado. Nesse sentido, é recomendado não praticar esportes ou exercícios físicos intensos que possam elevar a pressão arterial por um mês.

Além disso, por pelo menos 3 semanas é recomendado evitar esportes de impacto em que a força é transmitida e algo pode ser movido na área tratada.

Evitar a exposição ao sol

A não exposição ao sol é recomendada até que os hematomas desapareçam, caso contrário o paciente corre o risco de pigmentar a pele na área machucada. Em muitos casos, aplicar um creme protetor solar será suficiente para resolver o problema.

Espirrar com a boca aberta

Se o paciente sentir vontade de espirrar, a recomendação é que o faça com a boca aberta para evitar o aumento da pressão intranasal.

Rinoplastia quais os cuidados com o pós-operatório

Dúvidas sobre o pós-operatório de rinoplastia? Agende uma consulta

O Dr. Wendell Uguetto é médico cirurgião plástico, membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP), com ampla experiência em cirurgia do nariz.

Por isso, agora que você já sabe um pouco mais sobre os cuidados do pós-operatório de rinoplastia, se quiser obter mais informações sobre essa e outras cirurgias plásticas, agende uma consulta e faça uma avaliação completa!

Dr. Wendell Ugueto
Últimos posts por Dr. Wendell Ugueto (exibir todos)

Unidades

Agende sua consulta na unidade que for mais próxima de você:

Unidade Itaim Bibi

R. Professor Atílio Innocenti, 683 Vila Nova Conceição - São Paulo - SP

VEJA MAIS

Unidade Hospital Albert Einstein

Av. Albert Einstein, 627. Bloco A1. Consultório 119. São Paulo - SP CEP: 05652-900

VEJA MAIS

Contato

Para agendar uma consulta e tirar dúvidas a respeito de algum procedimento, preencha o formulário abaixo:

    WHATSAPP Ligar
    Fale conosco no Whatsapp!