Rinoplastia Estética e Rinoplastia Funcional: Entenda
16, novembro, 2021
Dr. Wendell Ugueto
A preocupação com a aparência é, reconhecidamente, uma das principais motivações para que homens e mulheres demonstrem interesse na realização de cirurgias plásticas. E uma das áreas do corpo que mais geram insatisfação é o rosto, mais precisamente o nariz.
No entanto, a rinoplastia, como é conhecida a cirurgia plástica do nariz, é um procedimento que também pode ser indicado para melhorar a funcionalidade das vias aéreas. Mas, você sabe qual a diferença entre rinoplastia estética e rinoplastia funcional?
Indice
Rinoplastia: conheça os tipos de cirurgia plástica do nariz
Antes de qualquer coisa, é importante esclarecer que a rinoplastia pode ser exclusivamente estética (rinoplastia estética), exclusivamente funcional (rinoplastia funcional), ou então, combinada para melhorar a estética e a funcionalidade do nariz ao mesmo tempo.
Rinoplastia estética
A rinoplastia estética tem como objetivo deixar o formato e a aparência do nariz e, consequentemente, do rosto, mais harmônicos, simétricos e visualmente agradáveis. Neste sentido, são realizadas alterações no dorso, na ponta, no tamanho e no formato do nariz.
Rinoplastia funcional
Já a rinoplastia funcional corrige alterações anatômicas que prejudicam o funcionamento do nariz atrapalhando a respiração, tais como: desvio de septo, sinusite crônica e polipose nasossinusal, hipertrofia dos cornetos nasais e adenoides, fissuras ou traumas no nariz.
Rinoplastia combinada (estética e funcional)
A cirurgia plástica do nariz pode ser realizada pelo cirurgião plástico ou pelo otorrinolaringologista com especialização em cirurgia após um planejamento detalhado que possibilite a realização de um procedimento que combine os dois tipos de intervenção.
Estabelecida a diferença entre rinoplastia estética e rinoplastia funcional, é importante lembrar que apenas um médico especializado (cirurgião plástico ou otorrinolaringologista) pode indicar a realização da cirurgia plástica do nariz, seja qual for o objetivo.
Dúvidas frequentes sobre rinoplastia
Além das diferenças entre rinoplastia estética e funcional, a cirurgia plástica do nariz também gera algumas dúvidas frequentes entre os pacientes.
Quando é indicada a rinoplastia?
Em geral, para pacientes acima dos 15 anos, quando o rosto está completamente desenvolvido, que estão insatisfeitos com o formato e/ou tamanho do nariz e/ou apresentam dificuldade para respirar causada por desvios anatômicos ou que sofreram fraturas.
Qual plano cobre a rinoplastia?
A rinoplastia é uma cirurgia plástica. Basicamente, os planos de saúde são obrigados a custear cirurgias plásticas desde que tenham objetivo de reparar defeitos ou deformidades congênitas ou adquiridas, como é o caso da rinoplastia funcional.
Qual o valor de uma rinoplastia?
O preço de uma rinoplastia é variável, considerando fatores como local da cirurgia e honorários dos profissionais envolvidos, como cirurgião plástico e anestesista. Sendo assim, deve ser acertado individualmente entre paciente e cirurgião.
Como é feita a rinoplastia?
Para grandes alterações, é indicada a rinoplastia aberta, na qual é feita uma incisão na base do nariz, entre as narinas e parte interna das narinas. Para casos mais simples, é indicada a rinoplastia fechada, quando a incisão acontece apenas no interior das narinas.
Agende uma consulta e saiba tudo sobre rinoplastia
O Dr. Wendell Uguetto é médico especializado em cirurgia plástica para homens com ampla experiência em rinoplastia estética e rinoplastia funcional, inclusive com cobertura pelo plano de saúde Omint. Para mais informações, agende uma consulta e tire suas dúvidas.
- Programa de Indicação - 23 de outubro de 2024
- Bichectomia em Homens: Quando o Procedimento é Indicado? - 22 de fevereiro de 2023
- Estética Masculina: Quais Procedimentos São Indicados? - 20 de fevereiro de 2023