ITAIM BIBI: Rua Professor Atílio Innocenti, 683

MORUMBI: Hospital Israelita Albert Einstein - Av. Albert Einstein, 627

Agende uma Consulta

11 4750.1155

Qual a diferença entre rinoplastia estética e rinoplastia funcional?

Qual a diferença entre rinoplastia estética e rinoplastia funcional?

A preocupação com a aparência é, reconhecidamente, uma das principais motivações para que homens e mulheres demonstrem interesse na realização de cirurgias plásticas. E uma das áreas do corpo que mais geram insatisfação é o rosto, mais precisamente o nariz.

 

No entanto, a rinoplastia, como é conhecida a cirurgia plástica do nariz, é um procedimento que também pode ser indicado para melhorar a funcionalidade das vias aéreas. Mas, você sabe qual a diferença entre rinoplastia estética e rinoplastia funcional

Rinoplastia: conheça os tipos de cirurgia plástica do nariz

Antes de qualquer coisa, é importante esclarecer que a rinoplastia pode ser exclusivamente estética (rinoplastia estética), exclusivamente funcional (rinoplastia funcional), ou então, combinada para melhorar a estética e a funcionalidade do nariz ao mesmo tempo. 

Rinoplastia estética

A rinoplastia estética tem como objetivo deixar o formato e a aparência do nariz e, consequentemente, do rosto, mais harmônicos, simétricos e visualmente agradáveis. Neste sentido, são realizadas alterações no dorso, na ponta, no tamanho e no formato do nariz.

Rinoplastia funcional

Já a rinoplastia funcional corrige alterações anatômicas que prejudicam o funcionamento do nariz atrapalhando a respiração, tais como: desvio de septo, sinusite crônica e polipose nasossinusal, hipertrofia dos cornetos nasais e adenoides, fissuras ou traumas no nariz.

Rinoplastia combinada (estética e funcional)

A cirurgia plástica do nariz pode ser realizada pelo cirurgião plástico ou pelo otorrinolaringologista com especialização em cirurgia após um planejamento detalhado que possibilite a realização de um procedimento que combine os dois tipos de intervenção. 

 

Estabelecida a diferença entre rinoplastia estética e rinoplastia funcional, é importante lembrar que apenas um médico especializado (cirurgião plástico ou otorrinolaringologista) pode indicar a realização da cirurgia plástica do nariz, seja qual for o objetivo.

Dúvidas frequentes sobre rinoplastia

rinoplastia

Além das diferenças entre rinoplastia estética e funcional, a cirurgia plástica do nariz também gera algumas dúvidas frequentes entre os pacientes. 

Quando é indicada a rinoplastia?

Em geral, para pacientes acima dos 15 anos, quando o rosto está completamente desenvolvido, que estão insatisfeitos com o formato e/ou tamanho do nariz e/ou apresentam dificuldade para respirar causada por desvios anatômicos ou que sofreram fraturas.

Qual plano cobre a rinoplastia?

A rinoplastia é uma cirurgia plástica. Basicamente, os planos de saúde são obrigados a custear cirurgias plásticas desde que tenham objetivo de reparar defeitos ou deformidades congênitas ou adquiridas, como é o caso da rinoplastia funcional.

Qual o valor de uma rinoplastia?

O preço de uma rinoplastia é variável, considerando fatores como local da cirurgia e honorários dos profissionais envolvidos, como cirurgião plástico e anestesista. Sendo assim, deve ser acertado individualmente entre paciente e cirurgião.

Como é feita a rinoplastia?

Para grandes alterações, é indicada a rinoplastia aberta, na qual é feita uma incisão na base do nariz, entre as narinas e parte interna das narinas. Para casos mais simples, é indicada a rinoplastia fechada, quando a incisão acontece apenas no interior das narinas.

Agende uma consulta e saiba tudo sobre rinoplastia

O Dr. Wendell Uguetto é médico especializado em cirurgia plástica para homens com ampla experiência em rinoplastia estética e rinoplastia funcional, inclusive com cobertura pelo plano de saúde Omint. Para mais informações, agende uma consulta e tire suas dúvidas.

O Dr. Wendell Uguetto é médico formado pela Universidade de São Paulo (USP), onde concluiu o serviço de Residência Médica em Cirurgia Geral e, posteriormente, o serviço de Residência Médica em Cirurgia Plástica, passando em primeiro lugar nessa competitiva especialidade.
Possui ampla experiência como médico, trabalhou como preceptor pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP); hoje dentro do Hospital Israelita Albert Einstein.

Nos dias atuais, Wendell Uguetto dedica-se exclusivamente aos seus pacientes e atende em dois consultórios: um localizado na Vila Nova Conceição e outro nas dependências do hospital Albert Einstein.

Junto com essas atividades, Uguetto é membro de equipe de retaguarda de cirurgia plástica e de cirurgia crânio-maxilo-facial do Hospital Albert Einstein.

No intuito de atender os pacientes com o mais alto padrão de excelência, a equipe do Dr. Wendell preza pela Segurança, Ética, Saúde e Bem-estar.

Principais Procedimentos:

Ginecomastia
Lipoaspiração a Laser
Otoplastia
Ninfoplastia
Rinoplastia
Prótese de Mama
Blefaroplastia
Mentoplastia
Dr. Wendell Ugueto

Unidades

Agende sua consulta na unidade que for mais próxima de você:

Unidade Itaim Bibi

R. Professor Atílio Innocenti, 683 Vila Nova Conceição - São Paulo - SP

VEJA MAIS

Unidade Hospital Albert Einstein

Av. Albert Einstein, 627. Bloco A1. Consultório 119. São Paulo - SP CEP: 05652-900

VEJA MAIS

Contato

Para agendar uma consulta e tirar dúvidas a respeito de algum procedimento, preencha o formulário abaixo:

    MANDE UM WHATSAPP
    Fale conosco no Whatsapp!