ITAIM BIBI: Rua Professor Atílio Innocenti, 683

MORUMBI: Hospital Israelita Albert Einstein - Av. Albert Einstein, 627

Agende uma Consulta

11 2893-3348

Rinoplastia Estética e Rinoplastia Funcional: Entenda

Qual a diferença entre rinoplastia estética e rinoplastia funcional?

A preocupação com a aparência é, reconhecidamente, uma das principais motivações para que homens e mulheres demonstrem interesse na realização de cirurgias plásticas. E uma das áreas do corpo que mais geram insatisfação é o rosto, mais precisamente o nariz.

No entanto, a rinoplastia, como é conhecida a cirurgia plástica do nariz, é um procedimento que também pode ser indicado para melhorar a funcionalidade das vias aéreas. Mas, você sabe qual a diferença entre rinoplastia estética e rinoplastia funcional?

Rinoplastia: conheça os tipos de cirurgia plástica do nariz

Antes de qualquer coisa, é importante esclarecer que a rinoplastia pode ser exclusivamente estética (rinoplastia estética), exclusivamente funcional (rinoplastia funcional), ou então, combinada para melhorar a estética e a funcionalidade do nariz ao mesmo tempo.

Rinoplastia estética

A rinoplastia estética tem como objetivo deixar o formato e a aparência do nariz e, consequentemente, do rosto, mais harmônicos, simétricos e visualmente agradáveis. Neste sentido, são realizadas alterações no dorso, na ponta, no tamanho e no formato do nariz.

Rinoplastia funcional

Já a rinoplastia funcional corrige alterações anatômicas que prejudicam o funcionamento do nariz atrapalhando a respiração, tais como: desvio de septo, sinusite crônica e polipose nasossinusal, hipertrofia dos cornetos nasais e adenoides, fissuras ou traumas no nariz.

Rinoplastia combinada (estética e funcional)

A cirurgia plástica do nariz pode ser realizada pelo cirurgião plástico ou pelo otorrinolaringologista com especialização em cirurgia após um planejamento detalhado que possibilite a realização de um procedimento que combine os dois tipos de intervenção.

Estabelecida a diferença entre rinoplastia estética e rinoplastia funcional, é importante lembrar que apenas um médico especializado (cirurgião plástico ou otorrinolaringologista) pode indicar a realização da cirurgia plástica do nariz, seja qual for o objetivo.

Dúvidas frequentes sobre rinoplastia

rinoplastia

Além das diferenças entre rinoplastia estética e funcional, a cirurgia plástica do nariz também gera algumas dúvidas frequentes entre os pacientes.

Quando é indicada a rinoplastia?

Em geral, para pacientes acima dos 15 anos, quando o rosto está completamente desenvolvido, que estão insatisfeitos com o formato e/ou tamanho do nariz e/ou apresentam dificuldade para respirar causada por desvios anatômicos ou que sofreram fraturas.

Qual plano cobre a rinoplastia?

A rinoplastia é uma cirurgia plástica. Basicamente, os planos de saúde são obrigados a custear cirurgias plásticas desde que tenham objetivo de reparar defeitos ou deformidades congênitas ou adquiridas, como é o caso da rinoplastia funcional.

Qual o valor de uma rinoplastia?

O preço de uma rinoplastia é variável, considerando fatores como local da cirurgia e honorários dos profissionais envolvidos, como cirurgião plástico e anestesista. Sendo assim, deve ser acertado individualmente entre paciente e cirurgião.

Como é feita a rinoplastia?

Para grandes alterações, é indicada a rinoplastia aberta, na qual é feita uma incisão na base do nariz, entre as narinas e parte interna das narinas. Para casos mais simples, é indicada a rinoplastia fechada, quando a incisão acontece apenas no interior das narinas.

Agende uma consulta e saiba tudo sobre rinoplastia

O Dr. Wendell Uguetto é médico especializado em cirurgia plástica para homens com ampla experiência em rinoplastia estética e rinoplastia funcional, inclusive com cobertura pelo plano de saúde Omint. Para mais informações, agende uma consulta e tire suas dúvidas.

Dr. Wendell Ugueto
Últimos posts por Dr. Wendell Ugueto (exibir todos)

Unidades

Agende sua consulta na unidade que for mais próxima de você:

Unidade Itaim Bibi

R. Professor Atílio Innocenti, 683 Vila Nova Conceição - São Paulo - SP

VEJA MAIS

Unidade Hospital Albert Einstein

Av. Albert Einstein, 627. Bloco A1. Consultório 119. São Paulo - SP CEP: 05652-900

VEJA MAIS

Contato

Para agendar uma consulta e tirar dúvidas a respeito de algum procedimento, preencha o formulário abaixo:

    WHATSAPP Ligar
    Fale conosco no Whatsapp!