ITAIM BIBI: Rua Professor Atílio Innocenti, 683

MORUMBI: Hospital Israelita Albert Einstein - Av. Albert Einstein, 627

Agende uma Consulta

11 2893-3348

Mitos e verdades sobre cirurgia plástica

Mitos e verdades sobre cirurgia plástica

A insatisfação com a aparência pode afetar a autoestima e causar intenso sofrimento psicológico, interferindo na qualidade de vida de homens e mulheres. Mas, na cirurgia plástica muitas pessoas encontram um caminho para solucionar esse problema.

Embora as intervenções estéticas estejam cada vez mais populares, ainda hoje existem muitas dúvidas e preocupações sobre o assunto. E os mitos e verdades sobre cirurgias plásticas podem comprometer a segurança dos pacientes e a qualidade dos resultados.

Cirurgia plástica: o que é e por que fazer?

A cirurgia plástica é uma especialidade médica que tem o objetivo de reconstruir alguma parte do corpo que apresente defeitos, deficiências ou alterações que atrapalhem a funcionalidade ou gerem problemas de autoestima ao paciente.

Qualquer pessoa pode fazer cirurgia plástica. MITO

As cirurgias plásticas são procedimentos seguros, desde que executadas por profissionais competentes e experientes na área, e podem ser realizadas por homens, mulheres, crianças e adolescentes, mas não por qualquer pessoa.

De modo geral, é preciso avaliar as condições de saúde do paciente e identificar se existe alguma contraindicação para a realização do procedimento. Além disso, os procedimentos exclusivamente estéticos nem sempre são recomendados antes dos 18 anos. 

Fumar interfere na cicatrização da cirurgia. VERDADE

O cigarro é composto por diferentes substâncias tóxicas e nocivas à saúde. Por esse motivo, o tabagismo pode interferir na cicatrização do paciente, seja em uma cirurgia plástica ou qualquer outro tipo de intervenção cirúrgica.

Basicamente, o hábito de fumar compromete a oxigenação das células, o que acaba interferindo na cicatrização após a cirurgia e, inclusive, pode causar necrose, trombose venosa, embolia e alterações no coração e nos pulmões.

Cirurgia plástica só tem o objetivo de mudar a aparência. MITO

As cirurgias plásticas realmente modificam a aparência. No entanto, esse nem sempre é o objetivo principal de uma intervenção cirúrgica. Em muitos casos, o procedimento tem como objetivo reparar um defeito ou deformidade congênita ou adquirida.

Desse modo, pode melhorar a qualidade de vida e recuperar a funcionalidade de alguma parte específica do corpo. São exemplos de cirurgias plásticas reparadoras a correção da ginecomastia, a cirurgia de gigantomastia, reconstrução mamária, bariátrica, entre outras.

Resultados definitivos levam, no mínimo, 1 ano. VERDADE

Na ânsia pela busca da aparência “perfeita”, muitos pacientes se questionam se o procedimento tem resultado imediato. Contudo, a maior parte das cirurgias plásticas levam, no mínimo, um ano para apresentar resultados definitivos.

Isso acontece, principalmente, nas intervenções mais complexas e invasivas. Afinal, é necessário aguardar a cicatrização completa, assim como o desinchaço da área submetida ao procedimento, questões que podem variar de paciente para paciente.

Lipoaspiração ajuda a perder peso. MITO

A lipoaspiração é um tipo de cirurgia plástica que tem o objetivo de remover o acúmulo de gordura localizada em regiões como abdômen, costas e flancos, por exemplo. Sendo assim, atua na remodelação do corpo e não na perda de peso.

Apesar disso, a lipoaspiração pode ser considerada uma importante aliada para os pacientes que pretendem perder peso através de atividades físicas e reeducação alimentar. É possível dizer que a lipo é uma etapa complementar. 

Dúvidas sobre cirurgia plástica? Consulte o Dr. Wendell Uguetto

Seja qual for a sua queixa relacionada à aparência ou dúvida sobre cirurgia plástica, o ideal é fazer uma avaliação com um cirurgião plástico experiente e esclarecer todos os questionamentos pertinentes. Agende uma consulta com o Dr. Wendell Uguetto.

Dr. Wendell Ugueto
Últimos posts por Dr. Wendell Ugueto (exibir todos)

Unidades

Agende sua consulta na unidade que for mais próxima de você:

Unidade Itaim Bibi

R. Professor Atílio Innocenti, 683 Vila Nova Conceição - São Paulo - SP

VEJA MAIS

Unidade Hospital Albert Einstein

Av. Albert Einstein, 627. Bloco A1. Consultório 119. São Paulo - SP CEP: 05652-900

VEJA MAIS

Contato

Para agendar uma consulta e tirar dúvidas a respeito de algum procedimento, preencha o formulário abaixo:

    WHATSAPP Ligar
    Fale conosco no Whatsapp!