Mamoplastia Redutora, o que é? Quando fazer?
19, agosto, 2022
Dr. Wendell Ugueto
Entre todos os procedimentos estéticos que existem atualmente, a mamoplastia redutora é uma cirurgia plástica bastante procurada por diversos pacientes. Isso porque o resultado estético é muito bom e o desconforto e a dor causados pelo volume excessivo da mama desaparecem após a operação. Mas o que é essa intervenção e quando fazê-la? Continue lendo para descobrir!
Indice
O que é a mamoplastia redutora?
A cirurgia de redução de mama, também conhecida como mamoplastia redutora, é o procedimento que permite remodelar e diminuir o tamanho dos seios, removendo gordura, tecido mamário e pele. Assim, tornando-os menores, mais leves e mais firmes, para que fiquem proporcionais ao corpo e tenham a forma adequada.
Também permite reduzir o tamanho da aréola quando ela é muito grande e elevar os mamilos para que fiquem centralizados. Dessa forma, pode-se dizer que essa técnica cirúrgica se baseia na obtenção de mamas mais harmoniosas em relação às características da paciente.
Normalmente, essa cirurgia plástica é feita quando a mama da mulher está totalmente desenvolvida. Mas existem diferentes técnicas que podem ser utilizadas, dependendo do tipo de mama de cada uma, de modo que o mais correto é utilizar aquela que melhor se adapta a cada caso.
Para isso, na primeira consulta o cirurgião plástico deve avaliar a paciente, especialmente em relação ao tamanho e formato dos seios, o estado de saúde e a firmeza da pele. Após esse primeiro contato, é realizado um exame das mamas e um estudo mamográfico.
Se a mamoplastia redutora for indicada para você, a cirurgia pode ser realizada com anestesia local com sedação, peridural associada também à sedação ou geral. O resultado definitivo costuma ser bastante natural e pode ser observado entre 12 e 18 meses após o procedimento.
Contudo, é válido ressaltar que, embora as mamas terão o volume reduzido, o resultado final dependerá das características iniciais, como tipo de pele, presença de estrias, constituição gordurosa ou glandular do tecido mamário.
Quando fazer esse procedimento?
De maneira geral, se você tem seios grandes, pode optar por fazer uma cirurgia de redução de mama para aliviar o desconforto ou atingir um tamanho de mama proporcional ao seu corpo. Principalmente se isso interfere em atividades do seu dia a dia, causa baixa autoestima ou gera desconforto físico, como dores nas costas e no pescoço, irritação da pele sob os seios, etc. Nestes casos, a mamoplastia redutora pode ser indicada para você.
Em relação à faixa etária, é válido saber que não existe uma idade ideal para se submeter a esse procedimento. Contudo, a recomendação principal é que seja feita quando o tórax estiver totalmente desenvolvido. Apenas em alguns casos excepcionais é feito mais cedo, por exemplo, em uma paciente que sofre de hipertrofia mamária extrema em idade precoce, para melhorar sua qualidade de vida.
De qualquer modo, para saber se a paciente é a candidata ideal, é extremamente importante realizar os exames pré-operatórios, para verificar o bom estado de saúde e se ela está apta para a intervenção.
Agende uma consulta com o Dr. Wendell Uguetto!
Se você está considerando a mamoplastia redutora, procure um cirurgião plástico especializado. Isso porque é importante entender o que envolve essa cirurgia plástica, como possíveis riscos e complicações, além de estabelecer expectativas realistas. Entre em contato agora mesmo e agende sua consulta com o Dr. Wendell Uguetto!
- Programa de Indicação - 23 de outubro de 2024
- Bichectomia em Homens: Quando o Procedimento é Indicado? - 22 de fevereiro de 2023
- Estética Masculina: Quais Procedimentos São Indicados? - 20 de fevereiro de 2023