ITAIM BIBI: Rua Professor Atílio Innocenti, 683

MORUMBI: Hospital Israelita Albert Einstein - Av. Albert Einstein, 627

Agende uma Consulta

11 2893-3348

Lipoaspiração: principais mitos e verdades

Você faz exercícios físicos regularmente, mantém uma alimentação saudável e balanceada e ainda assim não consegue eliminar aquela gordurinha localizada em diferentes partes do corpo, principalmente no abdômen? Saiba que isso é mais comum do que se imagina. 

Uma das alternativas é a lipoaspiração, criada exatamente com esse objetivo: remover a gordura localizada. Mas, existem muitos mitos e verdades sobre lipoaspiração que acabam gerando dúvidas entre os pacientes que desejam realizar o procedimento.

10 mitos e verdades sobre lipo que você precisa saber

A lipoaspiração é uma cirurgia plástica que utiliza cânulas finas para quebrar e aspirar o excesso de gordura localizada. Hoje em dia, existem diferentes métodos, como a lipo a laser, a lipo 3D e a lipo LAD ou lipo HD (lipoaspiração de alta definição).

Seja qual for a técnica indicada pelo cirurgião plástico, é comum que os pacientes surjam com muitas dúvidas sobre o tema, incluindo alguns mitos e verdades sobre a lipoaspiração. A seguir, separamos alguns dos mais frequentes. 

Lipoaspiração emagrece. MITO

O objetivo da lipoaspiração é eliminar a gordura localizada na barriga, nos braços, nas pernas, nas coxas, nas costas, na papada e em outras regiões do corpo, que não foi perdida apenas com a prática de exercícios físicos e a adoção de uma dieta saudável. 

Sendo assim, não é indicada para quem deseja emagrecer e mais do que isso, é importante que o paciente esteja dentro ou próximo do peso ideal. No entanto, é impossível negar que os resultados da lipo contribuem para melhorar a aparência e o contorno corporal.  

A gordura aspirada pode ser reaproveitada. VERDADE

Alguns tipos de lipoaspiração possibilitam que a gordura removida seja reaproveitada para dar mais volume e melhorar o contorno de outras partes do corpo. É o caso, por exemplo, da lipo 3D, que é indicada principalmente para quem sonha em ter a “barriga de tanquinho”.

A gordura é tratada e pode ser recolocada em partes estratégicas do corpo, como glúteos, abdômen, mamas, entre outras, para criar um jogo de luz e sombras que resulta em uma silhueta mais atlética e um corpo mais definido, principalmente na barriga. 

Qualquer pessoa pode fazer lipoaspiração. MITO

Lipoaspiração principais mitos e verdades

Todo e qualquer procedimento cirúrgico, seja ele estético ou reparador, tem suas limitações e contraindicações. É impossível dizer que qualquer pessoa pode fazer lipoaspiração porque, embora seja uma cirurgia segura, sua indicação é individual. 

De modo geral, pessoas obesas e excessivamente acima do peso e pacientes com doenças sistêmicas (pressão alta, diabetes, problemas cardíacos ou pulmonares) não controladas, por exemplo, devem ser avaliados com mais atenção para que a lipo seja liberada ou não.

Drenagem é essencial no pós-operatório. VERDADE

A drenagem linfática é indispensável no pós-operatório de muitas cirurgias plásticas, inclusive no pós-operatório da lipoaspiração. O procedimento consiste em auxiliar no escoamento dos líquidos e toxinas que o nosso organismo produz após a cirurgia. 

Os benefícios são muitos: redução do edema, mais conforto ao paciente, reabsorção de equimoses, diminuição da fibrose, melhora na circulação sanguínea, diminuição do inchaço, ativação do metabolismo e sensação geral de bem-estar. 

Lipoaspiração diminui a celulite. MITO

A celulite é causada por alterações que acometem o metabolismo das células adiposas e do tecido conjuntivo da região subcutânea. A lipoaspiração, por sua vez, é indicada para remover os depósitos de gordura excessiva e remodelar o contorno corporal.

Em resumo, o procedimento não é indicado para diminuir a celulite, que está ligada a causas genéticas, retenção de líquidos, problemas circulatórios e excesso de toxinas no organismo, alimentação, entre outros fatores. 

Pessoas acima do peso não devem fazer lipo. VERDADE

Esse é um dos aspectos da lipoaspiração que mais geram dúvidas. Ao contrário do que muita gente imagina, pessoas acima do peso e obesas não devem fazer lipoaspiração. A lipo foi criada para remodelar o corpo e não para promover perda de peso. 

A lipo até pode dar uma “forcinha” para quem está tentando emagrecer, mas é importante deixar claro que esse não é o objetivo principal da cirurgia. De modo geral, o paciente deve estar pelo menos 20% dentro do seu peso corporal ideal para fazer lipoaspiração.

Não existe limitação para a retirada de gordura. MITO

Lipoaspiração principais mitos e verdades

Engana-se quem pensa que na lipoaspiração é possível remover toda a gordura localizada existente no corpo. De acordo com o Conselho Regional de Medicina, a quantidade máxima de gordura lipoaspirada não pode ultrapassar os 7% do peso corporal do paciente. 

Por esse motivo, é importante garantir que a cirurgia seja executada por um cirurgião plástico responsável e de confiança. Além disso, é fundamental que o procedimento seja feito em regiões estratégicas do corpo, definidas entre o médico e o paciente. 

Os resultados da lipo NÃO são permanentes. VERDADE

Os resultados da lipoaspiração duram por muito tempo, desde que o paciente tome alguns cuidados. O excesso de peso, a má alimentação e a falta de exercícios, por exemplo, devem ser evitados porque podem fazer com que a gordura volte a se concentrar na área. 

O ideal é manter uma alimentação equilibrada, praticar atividades físicas regularmente e cuidar da saúde de modo geral para manter os resultados da lipoaspiração por mais tempo. Vale lembrar que os resultados definitivos levam algum tempo para serem notados. 

Não é possível associar a lipo com outros procedimentos. MITO

Na cirurgia plástica, é muito comum a associação de diferentes procedimentos para obter os resultados desejados. E com a lipoaspiração, que pode ser realizada em diferentes partes do corpo, isso não é diferente.

A lipoaspiração pode ser combinada com diferentes tipos de cirurgias plásticas, incluindo abdominoplastia, cirurgias mamárias (mamoplastia, mastopexia, entre outras) ou até mesmo cirurgias faciais. 

Apenas o cirurgião plástico está apto a realizar a lipo. VERDADE

O cirurgião plástico é o médico responsável em tratar patologias e traumas de cunho congênito ou adquirido com o objetivo de promover melhorias estéticas e reparadoras, assim como realizar procedimentos voltados exclusivamente para melhorar a aparência. 

O profissional realiza operações no rosto, nas mãos, nos seios, no nariz, nos glúteos e no abdômen, incluindo a lipoaspiração. O cirurgião plástico é o médico mais indicado para promover intervenções estéticas. 

Consulte um especialista em lipoaspiração

Especialista em cirurgias para homens, o Dr. Wendell Uguetto é médico cirurgião plástico com ampla experiência em lipoaspiração. Para mais informações sobre o procedimento, agende uma consulta.

O Dr. Wendell Uguetto é médico formado pela Universidade de São Paulo (USP), onde concluiu o serviço de Residência Médica em Cirurgia Geral e, posteriormente, o serviço de Residência Médica em Cirurgia Plástica, passando em primeiro lugar nessa competitiva especialidade.
Possui ampla experiência como médico, trabalhou como preceptor pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP); hoje dentro do Hospital Israelita Albert Einstein.

Nos dias atuais, Wendell Uguetto dedica-se exclusivamente aos seus pacientes e atende em dois consultórios: um localizado na Vila Nova Conceição e outro nas dependências do hospital Albert Einstein.

Junto com essas atividades, Uguetto é membro de equipe de retaguarda de cirurgia plástica e de cirurgia crânio-maxilo-facial do Hospital Albert Einstein.

No intuito de atender os pacientes com o mais alto padrão de excelência, a equipe do Dr. Wendell preza pela Segurança, Ética, Saúde e Bem-estar.

Principais Procedimentos:

Ginecomastia
Lipoaspiração a Laser
Otoplastia
Ninfoplastia
Rinoplastia
Prótese de Mama
Blefaroplastia
Mentoplastia
Dr. Wendell Ugueto

Unidades

Agende sua consulta na unidade que for mais próxima de você:

Unidade Itaim Bibi

R. Professor Atílio Innocenti, 683 Vila Nova Conceição - São Paulo - SP

VEJA MAIS

Unidade Hospital Albert Einstein

Av. Albert Einstein, 627. Bloco A1. Consultório 119. São Paulo - SP CEP: 05652-900

VEJA MAIS

Contato

Para agendar uma consulta e tirar dúvidas a respeito de algum procedimento, preencha o formulário abaixo:

    WHATSAPP Ligar
    Fale conosco no Whatsapp!