ITAIM BIBI: Rua Professor Atílio Innocenti, 683

MORUMBI: Hospital Israelita Albert Einstein - Av. Albert Einstein, 627

Agende uma Consulta

11 2893-3348

Lipoaspiração: principais mitos e verdades

Você faz exercícios físicos regularmente, mantém uma alimentação saudável e balanceada e ainda assim não consegue eliminar aquela gordurinha localizada em diferentes partes do corpo, principalmente no abdômen? Saiba que isso é mais comum do que se imagina. 

Uma das alternativas é a lipoaspiração, criada exatamente com esse objetivo: remover a gordura localizada. Mas, existem muitos mitos e verdades sobre lipoaspiração que acabam gerando dúvidas entre os pacientes que desejam realizar o procedimento.

10 mitos e verdades sobre lipo que você precisa saber

A lipoaspiração é uma cirurgia plástica que utiliza cânulas finas para quebrar e aspirar o excesso de gordura localizada. Hoje em dia, existem diferentes métodos, como a lipo a laser, a lipo 3D e a lipo LAD ou lipo HD (lipoaspiração de alta definição).

Seja qual for a técnica indicada pelo cirurgião plástico, é comum que os pacientes surjam com muitas dúvidas sobre o tema, incluindo alguns mitos e verdades sobre a lipoaspiração. A seguir, separamos alguns dos mais frequentes. 

Lipoaspiração emagrece. MITO

O objetivo da lipoaspiração é eliminar a gordura localizada na barriga, nos braços, nas pernas, nas coxas, nas costas, na papada e em outras regiões do corpo, que não foi perdida apenas com a prática de exercícios físicos e a adoção de uma dieta saudável. 

Sendo assim, não é indicada para quem deseja emagrecer e mais do que isso, é importante que o paciente esteja dentro ou próximo do peso ideal. No entanto, é impossível negar que os resultados da lipo contribuem para melhorar a aparência e o contorno corporal.  

A gordura aspirada pode ser reaproveitada. VERDADE

Alguns tipos de lipoaspiração possibilitam que a gordura removida seja reaproveitada para dar mais volume e melhorar o contorno de outras partes do corpo. É o caso, por exemplo, da lipo 3D, que é indicada principalmente para quem sonha em ter a “barriga de tanquinho”.

A gordura é tratada e pode ser recolocada em partes estratégicas do corpo, como glúteos, abdômen, mamas, entre outras, para criar um jogo de luz e sombras que resulta em uma silhueta mais atlética e um corpo mais definido, principalmente na barriga. 

Qualquer pessoa pode fazer lipoaspiração. MITO

Lipoaspiração principais mitos e verdades

Todo e qualquer procedimento cirúrgico, seja ele estético ou reparador, tem suas limitações e contraindicações. É impossível dizer que qualquer pessoa pode fazer lipoaspiração porque, embora seja uma cirurgia segura, sua indicação é individual. 

De modo geral, pessoas obesas e excessivamente acima do peso e pacientes com doenças sistêmicas (pressão alta, diabetes, problemas cardíacos ou pulmonares) não controladas, por exemplo, devem ser avaliados com mais atenção para que a lipo seja liberada ou não.

Drenagem é essencial no pós-operatório. VERDADE

A drenagem linfática é indispensável no pós-operatório de muitas cirurgias plásticas, inclusive no pós-operatório da lipoaspiração. O procedimento consiste em auxiliar no escoamento dos líquidos e toxinas que o nosso organismo produz após a cirurgia. 

Os benefícios são muitos: redução do edema, mais conforto ao paciente, reabsorção de equimoses, diminuição da fibrose, melhora na circulação sanguínea, diminuição do inchaço, ativação do metabolismo e sensação geral de bem-estar. 

Lipoaspiração diminui a celulite. MITO

A celulite é causada por alterações que acometem o metabolismo das células adiposas e do tecido conjuntivo da região subcutânea. A lipoaspiração, por sua vez, é indicada para remover os depósitos de gordura excessiva e remodelar o contorno corporal.

Em resumo, o procedimento não é indicado para diminuir a celulite, que está ligada a causas genéticas, retenção de líquidos, problemas circulatórios e excesso de toxinas no organismo, alimentação, entre outros fatores. 

Pessoas acima do peso não devem fazer lipo. VERDADE

Esse é um dos aspectos da lipoaspiração que mais geram dúvidas. Ao contrário do que muita gente imagina, pessoas acima do peso e obesas não devem fazer lipoaspiração. A lipo foi criada para remodelar o corpo e não para promover perda de peso. 

A lipo até pode dar uma “forcinha” para quem está tentando emagrecer, mas é importante deixar claro que esse não é o objetivo principal da cirurgia. De modo geral, o paciente deve estar pelo menos 20% dentro do seu peso corporal ideal para fazer lipoaspiração.

Não existe limitação para a retirada de gordura. MITO

Lipoaspiração principais mitos e verdades

Engana-se quem pensa que na lipoaspiração é possível remover toda a gordura localizada existente no corpo. De acordo com o Conselho Regional de Medicina, a quantidade máxima de gordura lipoaspirada não pode ultrapassar os 7% do peso corporal do paciente. 

Por esse motivo, é importante garantir que a cirurgia seja executada por um cirurgião plástico responsável e de confiança. Além disso, é fundamental que o procedimento seja feito em regiões estratégicas do corpo, definidas entre o médico e o paciente. 

Os resultados da lipo NÃO são permanentes. VERDADE

Os resultados da lipoaspiração duram por muito tempo, desde que o paciente tome alguns cuidados. O excesso de peso, a má alimentação e a falta de exercícios, por exemplo, devem ser evitados porque podem fazer com que a gordura volte a se concentrar na área. 

O ideal é manter uma alimentação equilibrada, praticar atividades físicas regularmente e cuidar da saúde de modo geral para manter os resultados da lipoaspiração por mais tempo. Vale lembrar que os resultados definitivos levam algum tempo para serem notados. 

Não é possível associar a lipo com outros procedimentos. MITO

Na cirurgia plástica, é muito comum a associação de diferentes procedimentos para obter os resultados desejados. E com a lipoaspiração, que pode ser realizada em diferentes partes do corpo, isso não é diferente.

A lipoaspiração pode ser combinada com diferentes tipos de cirurgias plásticas, incluindo abdominoplastia, cirurgias mamárias (mamoplastia, mastopexia, entre outras) ou até mesmo cirurgias faciais. 

Apenas o cirurgião plástico está apto a realizar a lipo. VERDADE

O cirurgião plástico é o médico responsável em tratar patologias e traumas de cunho congênito ou adquirido com o objetivo de promover melhorias estéticas e reparadoras, assim como realizar procedimentos voltados exclusivamente para melhorar a aparência. 

O profissional realiza operações no rosto, nas mãos, nos seios, no nariz, nos glúteos e no abdômen, incluindo a lipoaspiração. O cirurgião plástico é o médico mais indicado para promover intervenções estéticas. 

Consulte um especialista em lipoaspiração

Especialista em cirurgias para homens, o Dr. Wendell Uguetto é médico cirurgião plástico com ampla experiência em lipoaspiração. Para mais informações sobre o procedimento, agende uma consulta.

Dr. Wendell Ugueto
Últimos posts por Dr. Wendell Ugueto (exibir todos)

Unidades

Agende sua consulta na unidade que for mais próxima de você:

Unidade Itaim Bibi

R. Professor Atílio Innocenti, 683 Vila Nova Conceição - São Paulo - SP

VEJA MAIS

Unidade Hospital Albert Einstein

Av. Albert Einstein, 627. Bloco A1. Consultório 119. São Paulo - SP CEP: 05652-900

VEJA MAIS

Contato

Para agendar uma consulta e tirar dúvidas a respeito de algum procedimento, preencha o formulário abaixo:

    WHATSAPP Ligar
    Fale conosco no Whatsapp!