Fazer Rinoplastia Melhora a Respiração?
27, janeiro, 2023
Dr. Wendell Ugueto
Ter um nariz grande e proeminente muitas vezes é visto como algo esteticamente negativo. Mas, a anatomia do nariz também pode interferir na nossa respiração. Nesses casos, acaba surgindo a dúvida: a rinoplastia melhora a respiração? Afinal, esse tipo de cirurgia plástica geralmente é associado a mudanças simplesmente estéticas e não a questões ligadas à saúde, por exemplo. No entanto, saiba que a rinoplastia é muito mais ampla.
Indice
Rinoplastia: o que é e quais os tipos?
A rinoplastia é a cirurgia plástica do nariz. Na prática, pode ser indicada tanto para promover a correção de imperfeições estéticas como para tratar desvios funcionais.
Rinoplastia estética
Basicamente, a rinoplastia estética é indicada quando o paciente se mostra insatisfeito com a aparência e o formato do nariz. Por essa razão, promove diferentes alterações.
Por exemplo, a rinoplastia redutora e a rinoplastia de aumento promovem, respectivamente, a redução e o aumento do tamanho do nariz, de acordo com a preferência do paciente.
Já a rinoplastia da columela é indicada para alterar a fenda que divide as narinas. Também é possível realizar rinoplastia para levantar a ponta do nariz, deixando-o arrebitado.
Rinoplastia funcional
Como o nome sugere, a rinoplastia funcional é um tipo de rinoplastia indicado para promover alterações estéticas, mas também para fazer alterações nas estruturas nasais.
O objetivo é modificar estruturas que estão ligadas à capacidade respiratória do paciente. É o caso da rinosseptoplastia e da rinoplastia associada a hipertrofia dos cornetos.
A primeira corrige o famoso desvio de septo e a segunda é indicada para facilitar a passagem do ar e tratar a obstrução nasal contínua.
Veja também: Rinoplastia: quais os cuidados com o pós-operatório
Rinoplastia pós-traumática ou reconstrutiva
Por último, a rinoplastia pós-traumática ou reconstrutiva é realizada em pacientes com lesões que afetaram a forma ou função nasal e também no tratamento de deformidades estéticas ou funcionais causadas por malformações congênitas, por exemplo.
Em resumo, sim, a rinoplastia melhora a respiração e ainda promove alterações estéticas que contribuem para melhorar a autoestima de homens e mulheres em todo o mundo.
Como a rinoplastia melhora a respiração?
Quando respiramos, a passagem do ar pelo nariz até os pulmões pode ser prejudicada por diferentes situações que, através da rinoplastia, podem ser solucionadas ajudando o paciente a ter uma respiração melhor.
Por exemplo, as vias nasais podem fechar e impedir o fluxo de passagem do ar. O estreitamento das cartilagens das válvulas internas do nariz também pode dificultar a entrada de oxigênio, assim como malformações congênitas ou traumáticas.
Sendo assim, a rinoplastia funcional e a rinoplastia pós-traumática ou reconstrutiva promovem alterações anatômicas nas principais estruturas nasais relacionadas à respiração, melhorando a qualidade de vida dos pacientes.
Conheça o Dr. Wendell Uguetto, cirurgião plástico experiente em rinoplastia
A rinoplastia funcional, pós-traumática ou reconstrutiva não tem como objetivo apenas modificar a estética do nariz. Por esse motivo, muitos pacientes com plano de saúde obtêm a cobertura do procedimento. O Dr. Wendell Uguetto, por exemplo, é cirurgião plástico e atende pela Omint. Agende uma avaliação.
- Programa de Indicação - 23 de outubro de 2024
- Bichectomia em Homens: Quando o Procedimento é Indicado? - 22 de fevereiro de 2023
- Estética Masculina: Quais Procedimentos São Indicados? - 20 de fevereiro de 2023