ITAIM BIBI: Rua Professor Atílio Innocenti, 683

MORUMBI: Hospital Israelita Albert Einstein - Av. Albert Einstein, 627

Agende uma Consulta

11 2893-3348

Fazer Rinoplastia Melhora a Respiração?

Fazer Rinoplastia Melhora a Respiração?

Ter um nariz grande e proeminente muitas vezes é visto como algo esteticamente negativo. Mas, a anatomia do nariz também pode interferir na nossa respiração. Nesses casos, acaba surgindo a dúvida: a rinoplastia melhora a respiração? Afinal, esse tipo de cirurgia plástica geralmente é associado a mudanças simplesmente estéticas e não a questões ligadas à saúde, por exemplo. No entanto, saiba que a rinoplastia é muito mais ampla.

Rinoplastia: o que é e quais os tipos?

A rinoplastia é a cirurgia plástica do nariz. Na prática, pode ser indicada tanto para promover a correção de imperfeições estéticas como para tratar desvios funcionais.

Rinoplastia estética

Basicamente, a rinoplastia estética é indicada quando o paciente se mostra insatisfeito com a aparência e o formato do nariz. Por essa razão, promove diferentes alterações.

Por exemplo, a rinoplastia redutora e a rinoplastia de aumento promovem, respectivamente, a redução e o aumento do tamanho do nariz, de acordo com a preferência do paciente.

Já a rinoplastia da columela é indicada para alterar a fenda que divide as narinas. Também é possível realizar rinoplastia para levantar a ponta do nariz, deixando-o arrebitado.

Rinoplastia funcional

Fazer Rinoplastia Melhora a Respiração?

Como o nome sugere, a rinoplastia funcional é um tipo de rinoplastia indicado para promover alterações estéticas, mas também para fazer alterações nas estruturas nasais.

O objetivo é modificar estruturas que estão ligadas à capacidade respiratória do paciente. É o caso da rinosseptoplastia e da rinoplastia associada a hipertrofia dos cornetos.

A primeira corrige o famoso desvio de septo e a segunda é indicada para facilitar a passagem do ar e tratar a obstrução nasal contínua.

Veja também: Rinoplastia: quais os cuidados com o pós-operatório

Rinoplastia pós-traumática ou reconstrutiva

Por último, a rinoplastia pós-traumática ou reconstrutiva é realizada em pacientes com lesões que afetaram a forma ou função nasal e também no tratamento de deformidades estéticas ou funcionais causadas por malformações congênitas, por exemplo.

Em resumo, sim, a rinoplastia melhora a respiração e ainda promove alterações estéticas que contribuem para melhorar a autoestima de homens e mulheres em todo o mundo.

Como a rinoplastia melhora a respiração?

Quando respiramos, a passagem do ar pelo nariz até os pulmões pode ser prejudicada por diferentes situações que, através da rinoplastia, podem ser solucionadas ajudando o paciente a ter uma respiração melhor.

Por exemplo, as vias nasais podem fechar e impedir o fluxo de passagem do ar. O estreitamento das cartilagens das válvulas internas do nariz também pode dificultar a entrada de oxigênio, assim como malformações congênitas ou traumáticas.

Sendo assim, a rinoplastia funcional e a rinoplastia pós-traumática ou reconstrutiva promovem alterações anatômicas nas principais estruturas nasais relacionadas à respiração, melhorando a qualidade de vida dos pacientes.

Conheça o Dr. Wendell Uguetto, cirurgião plástico experiente em rinoplastia

A rinoplastia funcional, pós-traumática ou reconstrutiva não tem como objetivo apenas modificar a estética do nariz. Por esse motivo, muitos pacientes com plano de saúde obtêm a cobertura do procedimento. O Dr. Wendell Uguetto, por exemplo, é cirurgião plástico e atende pela Omint. Agende uma avaliação.

Dr. Wendell Ugueto
Últimos posts por Dr. Wendell Ugueto (exibir todos)

Unidades

Agende sua consulta na unidade que for mais próxima de você:

Unidade Itaim Bibi

R. Professor Atílio Innocenti, 683 Vila Nova Conceição - São Paulo - SP

VEJA MAIS

Unidade Hospital Albert Einstein

Av. Albert Einstein, 627. Bloco A1. Consultório 119. São Paulo - SP CEP: 05652-900

VEJA MAIS

Contato

Para agendar uma consulta e tirar dúvidas a respeito de algum procedimento, preencha o formulário abaixo:

    WHATSAPP Ligar
    Fale conosco no Whatsapp!