Bichectomia: conheça o procedimento que diminui as bochechas
13, setembro, 2021
Dr. Wendell Ugueto
Ter um rosto bonito e harmônico é o sonho de muita gente. E esse desejo leva muitas pessoas a procurarem intervenções estéticas que possam tornar esse sonho uma realidade. Neste cenário, a bichectomia é um dos procedimentos cirúrgicos mais buscados.
No entanto, é importante que os pacientes estejam bem informados sobre a cirurgia, suas recomendações médicas, feitas por um cirurgião plástico, e cuidados especiais que devem ser adotados para garantir a segurança durante e após sua realização.
Indice
O que é bichectomia e como funciona o procedimento?
Antes de qualquer coisa, vamos esclarecer o que são e qual a função das bolas de Bichat. De modo geral, as bolas de Bichat são bolsas de gordura (tecido adiposo) localizadas em uma camada profunda da face, embaixo das maçãs do rosto.
A função dessas bolas de gordura, responsáveis pelo aumento no volume das bochechas (que pode variar de pessoa para pessoa), é amortecer os músculos faciais que participam, por exemplo, dos movimentos de amamentação e mastigação.
Sendo assim, a bichectomia é uma cirurgia plástica indicada para reduzir o volume das bochechas promovendo a remoção das bolsas de Bichat. Apesar disso, embora seja um procedimento estético bastante popular, é preciso ter cuidado com a sua banalização.
Para quem a bichectomia é indicada?
A cirurgia de bichectomia é considerada um procedimento puramente estético. Desse modo, é indicada para pacientes que desejam melhorar o formato e a aparência do rosto, deixando a face mais harmônica, com aparência mais fina e bochechas mais definidas.
Em alguns casos, o volume excessivo das bolas de Bichat pode provocar situações desconfortáveis, como mordeduras na parte interna das bochechas. Também nestes casos a bichectomia pode ser indicada para interromper esse hábito.
O que pode dar errado na bichectomia?
A bola de Bichat fica localizada perto dos canais salivares e de nervos importantes do rosto: qualquer erro ou conduta inadequada durante a bichectomia pode causar uma lesão grave, comprometendo de forma irreversível os movimentos da face.
Por esse motivo, é fundamental buscar um profissional experiente e especializado em cirurgias plásticas para reduzir os riscos de intercorrências que possam comprometer não apenas o resultado da cirurgia, mas também a segurança do paciente.
Como garantir a segurança do paciente?
É importante destacar que a bichectomia é um procedimento que afina e demarca as maçãs do rosto de maneira irreversível. Ou seja, o paciente deve estar seguro sobre a sua escolha e ser devidamente orientado pelo profissional responsável pela cirurgia.
Em relação à segurança do paciente antes e após o procedimento, além de escolher um cirurgião plástico experiente nesse tipo de cirurgia estética, é fundamental seguir as orientações do pré e pós-operatório.
Conheça o Dr. Wendell Uguetto, especialista em bichectomia
O Dr. Wendell Uguetto é cirurgião plástico especialista em cirurgias plásticas para homens, com ampla experiência em bichectomia e outros procedimentos estéticos. Para mais informações, agende uma avaliação completa e tire suas dúvidas.
- Programa de Indicação - 23 de outubro de 2024
- Bichectomia em Homens: Quando o Procedimento é Indicado? - 22 de fevereiro de 2023
- Estética Masculina: Quais Procedimentos São Indicados? - 20 de fevereiro de 2023