ITAIM BIBI: Rua Professor Atílio Innocenti, 683

MORUMBI: Hospital Israelita Albert Einstein - Av. Albert Einstein, 627

Agende uma Consulta

11 2893-3348

Quando a Cirurgia Plástica NÃO é Estética

Quando a Cirurgia Plástica NÃO é Estética?

Nem todo mundo sabe, mas a área da cirurgia plástica é dividida, basicamente, em dois ramos: estético e reparador. Sendo assim, nem todo procedimento tem a “beleza” como único objetivo. E quando a cirurgia plástica não é estética, você deve estar se perguntando? A verdade é que existem várias cirurgias classificadas como reparadoras que, embora alterem a aparência, não visam simplesmente a estética do paciente.

Cirurgia plástica estética e reparadora: qual a diferença?

A cirurgia plástica é uma especialidade cirúrgica que envolve restauração, reconstrução ou alteração do corpo humano. Sendo assim, esse tipo de cirurgia pode ser classificado em cirurgia plástica estética e cirurgia plástica reparadora ou reconstrutiva.

Cirurgia plástica estética

Na cirurgia estética, a principal motivação é corrigir insatisfações corporais que não afetam a saúde física ou algum aspecto funcional do paciente. Isso quer dizer que a única motivação da cirurgia está ligada à aparência. Os procedimentos alteram formato, tamanho, contorno e outras características em diferentes partes do corpo.

Cirurgia plástica reparadora ou reconstrutiva

Por outro lado, temos as cirurgias reparadoras ou reconstrutivas. Nesse tipo de cirurgia plástica, o procedimento tem como objetivo restaurar e tratar uma funcionalidade do organismo do paciente. E, ainda que o fator estético seja influenciado, fica em segundo plano quando comparado aos benefícios funcionais. A cirurgia reparadora trata alterações e limitações funcionais que variam de forma, tamanho, localização, profundidade e origem.

 

Sendo assim, a cirurgia plástica não é estética quando o objetivo principal não é modificar a aparência, mas sim reconstruir e tratar uma função ou defeito congênito ou adquirido.

Quais as principais cirurgias plásticas não estéticas?

Hoje em dia, é possível citar diferentes tipos de cirurgias plásticas não estéticas. A seguir, destacamos algumas das mais conhecidas e realizadas.

Mamoplastia redutora

O excesso de volume nas mamas pode causar problemas de saúde, como dores nas costas, no pescoço e nos ombros. E a mamoplastia redutora é uma cirurgia plástica que promove a redução no tamanho e volume das mamas, melhorando a qualidade de vida.

Reconstrução da mama

A mulher que foi submetida ao tratamento contra o câncer de mama, por exemplo, muitas vezes passa pela retirada de parte ou toda a mama. Nesses casos, a cirurgia plástica reconstrutora consiste em uma combinação de implante de silicone e expansor mamário.

Septoplastia/rinoplastia

Quando a Cirurgia Plástica NÃO é Estética?

A septoplastia ou rinoplastia também é uma cirurgia plástica que pode ser indicada para pacientes que apresentam obstrução nasal, como desvio de septo significativo, que prejudica a respiração.

Tratamento de queimaduras

No tratamento das queimaduras, a cirurgia plástica pode ser realizada para promover a colocação de enxertos e retalhos que suavizam a aparência da queimadura e ainda aliviam os sintomas.

Cirurgia de lábio leporino

As fissuras de lábio e palato (lábio leporino e fenda palatina) são identificadas ainda no útero e interferem na alimentação e na fala das crianças. O tratamento cirúrgico visa corrigir essas fissuras.

 

É importante destacar que mesmo as cirurgias plásticas estéticas, em muitos casos, também melhoram a saúde mental e a qualidade de vida dos pacientes.

Agende uma consulta com o Dr. Wendell Uguetto, especialista em cirurgias plásticas

As cirurgias plásticas estéticas e reparadoras são a especialidade do médico cirurgião plástico Dr. Wendell Uguetto, que atende pacientes particulares e beneficiários da Omint. E se você quer fazer uma avaliação completa, agende uma consulta.

 

Dr. Wendell Ugueto
Últimos posts por Dr. Wendell Ugueto (exibir todos)

Unidades

Agende sua consulta na unidade que for mais próxima de você:

Unidade Itaim Bibi

R. Professor Atílio Innocenti, 683 Vila Nova Conceição - São Paulo - SP

VEJA MAIS

Unidade Hospital Albert Einstein

Av. Albert Einstein, 627. Bloco A1. Consultório 119. São Paulo - SP CEP: 05652-900

VEJA MAIS

Contato

Para agendar uma consulta e tirar dúvidas a respeito de algum procedimento, preencha o formulário abaixo:

    WHATSAPP Ligar
    Fale conosco no Whatsapp!