Quando a Cirurgia Plástica NÃO é Estética
27, janeiro, 2023
Dr. Wendell Ugueto
Nem todo mundo sabe, mas a área da cirurgia plástica é dividida, basicamente, em dois ramos: estético e reparador. Sendo assim, nem todo procedimento tem a “beleza” como único objetivo. E quando a cirurgia plástica não é estética, você deve estar se perguntando? A verdade é que existem várias cirurgias classificadas como reparadoras que, embora alterem a aparência, não visam simplesmente a estética do paciente.
Indice
Cirurgia plástica estética e reparadora: qual a diferença?
A cirurgia plástica é uma especialidade cirúrgica que envolve restauração, reconstrução ou alteração do corpo humano. Sendo assim, esse tipo de cirurgia pode ser classificado em cirurgia plástica estética e cirurgia plástica reparadora ou reconstrutiva.
Cirurgia plástica estética
Na cirurgia estética, a principal motivação é corrigir insatisfações corporais que não afetam a saúde física ou algum aspecto funcional do paciente. Isso quer dizer que a única motivação da cirurgia está ligada à aparência. Os procedimentos alteram formato, tamanho, contorno e outras características em diferentes partes do corpo.
Cirurgia plástica reparadora ou reconstrutiva
Por outro lado, temos as cirurgias reparadoras ou reconstrutivas. Nesse tipo de cirurgia plástica, o procedimento tem como objetivo restaurar e tratar uma funcionalidade do organismo do paciente. E, ainda que o fator estético seja influenciado, fica em segundo plano quando comparado aos benefícios funcionais. A cirurgia reparadora trata alterações e limitações funcionais que variam de forma, tamanho, localização, profundidade e origem.
Sendo assim, a cirurgia plástica não é estética quando o objetivo principal não é modificar a aparência, mas sim reconstruir e tratar uma função ou defeito congênito ou adquirido.
Quais as principais cirurgias plásticas não estéticas?
Hoje em dia, é possível citar diferentes tipos de cirurgias plásticas não estéticas. A seguir, destacamos algumas das mais conhecidas e realizadas.
Mamoplastia redutora
O excesso de volume nas mamas pode causar problemas de saúde, como dores nas costas, no pescoço e nos ombros. E a mamoplastia redutora é uma cirurgia plástica que promove a redução no tamanho e volume das mamas, melhorando a qualidade de vida.
Reconstrução da mama
A mulher que foi submetida ao tratamento contra o câncer de mama, por exemplo, muitas vezes passa pela retirada de parte ou toda a mama. Nesses casos, a cirurgia plástica reconstrutora consiste em uma combinação de implante de silicone e expansor mamário.
Septoplastia/rinoplastia
A septoplastia ou rinoplastia também é uma cirurgia plástica que pode ser indicada para pacientes que apresentam obstrução nasal, como desvio de septo significativo, que prejudica a respiração.
Tratamento de queimaduras
No tratamento das queimaduras, a cirurgia plástica pode ser realizada para promover a colocação de enxertos e retalhos que suavizam a aparência da queimadura e ainda aliviam os sintomas.
Cirurgia de lábio leporino
As fissuras de lábio e palato (lábio leporino e fenda palatina) são identificadas ainda no útero e interferem na alimentação e na fala das crianças. O tratamento cirúrgico visa corrigir essas fissuras.
É importante destacar que mesmo as cirurgias plásticas estéticas, em muitos casos, também melhoram a saúde mental e a qualidade de vida dos pacientes.
Agende uma consulta com o Dr. Wendell Uguetto, especialista em cirurgias plásticas
As cirurgias plásticas estéticas e reparadoras são a especialidade do médico cirurgião plástico Dr. Wendell Uguetto, que atende pacientes particulares e beneficiários da Omint. E se você quer fazer uma avaliação completa, agende uma consulta.
- Programa de Indicação - 23 de outubro de 2024
- Bichectomia em Homens: Quando o Procedimento é Indicado? - 22 de fevereiro de 2023
- Estética Masculina: Quais Procedimentos São Indicados? - 20 de fevereiro de 2023