Qual tratamento para rugas é mais efetivo?
09, fevereiro, 2022
Dr. Wendell Ugueto
Ao longo dos anos, nosso corpo passa por mudanças internas e externas que nem sempre são bem-vindas. É o caso dos impactos que o envelhecimento causa para a pele, especialmente na região do rosto. As rugas, por exemplo, são as mais frequentes.
É neste cenário que muitos pacientes chegam às clínicas de estética e consultórios de cirurgia plástica questionando qual tratamento para rugas é mais efetivo. Essa é uma resposta que pode variar de paciente para paciente, considerando o contexto do caso.
Isso porque existem diferentes tipos de rugas e opções de tratamentos para eliminá-las ou ao menos suavizá-las, devolvendo ao rosto de homens e mulheres um aspecto mais suave, harmonizado e, como é de se esperar, menos envelhecido. Acompanhe mais detalhes.
Indice
Tipos de rugas: rugas de expressão e rugas estáticas
Antes de qualquer coisa, vamos iniciar falando sobre o que são rugas, como elas se desenvolvem e quais tipos de rugas podem surgir no rosto de homens e mulheres. De modo geral, as rugas são marcas que se aprofundam na pele ao longo dos anos.
Basicamente, as rugas são causadas pela perda de substâncias essenciais para a sustentação e a firmeza da pele do rosto, como colágeno, elastina, ácido hialurônico, entre outras. Além disso, o surgimento das rugas também é motivado por outros fatores:
- Tabagismo;
- Exposição solar;
- Consumo de álcool;
- Má alimentação;
- Poucas horas de sono;
- Repetição de movimentos musculares.
Para definir qual a melhor opção de tratamento para rugas, é importante avaliar qual ou quais tipos de rugas o paciente apresenta. Isso porque as rugas afetam homens e mulheres e podem ser divididas em rugas dinâmicas e rugas estáticas. Entenda mais sobre elas.
Rugas dinâmicas
As rugas dinâmicas são causadas pela atividade muscular. A repetição de movimentos (abrir e fechar a boca, franzir a testa e outros) causa as rugas como um resultado da contração dos músculos da testa, entre as sobrancelhas, ao redor dos olhos e da boca.
Rugas estáticas
Já as rugas estáticas são causadas pelo envelhecimento natural da pele. Portanto, ocorrem como consequência da diminuição da espessura das camadas e da estrutura elástica da pele e também são influenciadas por agentes externos, como os citados anteriormente.
Como tratar as rugas dinâmicas e estáticas?
Embora muitas vezes seja impossível evitar o desenvolvimento das marcas, existem opções de tratamentos para rugas que podem suavizá-las e até mesmo eliminá-las.
Toxina botulínica
A toxina botulínica é indicada principalmente para casos de rugas dinâmicas, ou seja, relacionadas aos movimentos dos músculos da face. Isso porque a substância reduz a contração dos músculos, principalmente na região da testa.
Preenchimento facial
O preenchimento facial é utilizado para estimular a produção de colágeno e possibilita a amenização de rugas e sulcos em regiões fixas, como o famoso bigode chinês. Uma das substâncias mais utilizadas com essa finalidade é o ácido hialurônico.
Lifting facial
O lifting facial é considerado um procedimento mais invasivo. Sendo assim, é indicado para marcas de expressão e rugas mais profundas. Para tanto, a cirurgia visa elevar a pele, apertar os músculos e tecidos subjacentes, esculpir, remover ou redistribuir a gordura.
Para saber qual é o melhor tratamento para rugas, qual é a opção mais efetiva para o seu caso, o ideal é buscar a orientação de um médico cirurgião plástico especializado.
Tire suas dúvidas sobre rugas com um especialista
O Dr. Wendell Uguetto é cirurgião plástico, membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica e especialista em tratamentos para rugas em homens e mulheres. Ainda tem dúvidas sobre o tema? Agende agora uma avaliação.
- Programa de Indicação - 23 de outubro de 2024
- Bichectomia em Homens: Quando o Procedimento é Indicado? - 22 de fevereiro de 2023
- Estética Masculina: Quais Procedimentos São Indicados? - 20 de fevereiro de 2023