ITAIM BIBI: Rua Professor Atílio Innocenti, 683

MORUMBI: Hospital Israelita Albert Einstein - Av. Albert Einstein, 627

Agende uma Consulta

11 2893-3348

O que são os procedimentos minimamente invasivos?

O que são os procedimentos minimamente invasivos

As cirurgias plásticas podem ser exclusivamente estéticas, mas também são indicadas para reparar problemas de cunho congênito ou adquirido. Dessa forma, podemos dizer que elas têm o potencial de melhorar a autoestima e a qualidade de vida de homens e mulheres. 

Além de serem classificadas em estéticas e reparadoras, as cirurgias plásticas ainda podem ser divididas em procedimentos invasivos e procedimentos minimamente invasivos. Mas, você já se perguntou o que são e quais são os procedimentos minimamente invasivos?

Essa é uma dúvida muito comum entre os pacientes que possuem indicação médica ou que apenas demonstram interesses em intervenções desse tipo. Por esse motivo, é muito importante esclarecer o significado desse tipo de cirurgia plástica

Procedimentos invasivos: o que são e como funcionam?

Antes de qualquer coisa, vamos entender melhor o que são os procedimentos invasivos. Afinal, os procedimentos minimamente invasivos só existem por causa dos procedimentos invasivos. E qual o significado desse conceito?

Bem, podemos dizer que os procedimentos invasivos são aqueles que promovem uma invasão ao organismo através de instrumentos cirúrgicos. Além disso, os procedimentos e as cirurgias invasivas têm longa duração, são mais agressivos e envolvem anestesia.

O que são os procedimentos minimamente invasivos

Falando dessa forma pode parecer um pouco assustador, não é mesmo? Mas, é importante lembrar que todo procedimento tem seus riscos. Ou seja, escolher um bom profissional e seguir todas as recomendações para o pré e o pós-operatório é imprescindível. 

A lipoaspiração, por exemplo, que consiste na remoção de gordura localizada através da inserção de uma cânula na área desejada, é considerada uma cirurgia plástica invasiva e ainda assim é uma das mais realizadas em todo o mundo. 

E os procedimentos minimamente invasivos? 

Agora que você já entendeu o que são e como funcionam os procedimentos invasivos, certamente ficou mais fácil imaginar o que são e como funcionam os procedimentos minimamente invasivos. No entanto, vamos deixar o assunto ainda mais claro. 

Os procedimentos e cirurgias minimamente invasivos não agridem ou invadem intensamente o corpo do paciente. Por esse motivo, não causam um grande trauma tecidual. As vantagens que os pacientes obtêm com esse tipo de procedimento são muitas:

  • Menor duração;
  • Menos agressão ao corpo;
  • Menos dor e sensibilidade;
  • Recuperação mais rápida;
  • Menor tempo de cirurgia;
  • Menos chances de complicações.

É necessário lembrar que nem todo paciente pode escolher entre a realização de um procedimento minimamente invasivo e a realização de um procedimento invasivo. Apenas o cirurgião plástico pode determinar qual tipo de procedimento é o mais adequado e seguro. 

Sendo assim, a consulta de avaliação ganha ainda mais importância quando falamos em cirurgias plásticas. Isso porque é nesse momento que o paciente expõe suas queixas e expectativas e o médico traça um plano de ação para alcançar os objetivos.

Conheça o Dr. Wendell Uguetto

O médico Dr. Wendell Uguetto é cirurgião plástico especializado em procedimentos invasivos e minimamente invasivos de caráter estético e/ou reparador. Se você deseja fazer alguma intervenção corporal, inclusive pelo plano de saúde OMINT, agende uma consulta.

Dr. Wendell Ugueto
Últimos posts por Dr. Wendell Ugueto (exibir todos)

Unidades

Agende sua consulta na unidade que for mais próxima de você:

Unidade Itaim Bibi

R. Professor Atílio Innocenti, 683 Vila Nova Conceição - São Paulo - SP

VEJA MAIS

Unidade Hospital Albert Einstein

Av. Albert Einstein, 627. Bloco A1. Consultório 119. São Paulo - SP CEP: 05652-900

VEJA MAIS

Contato

Para agendar uma consulta e tirar dúvidas a respeito de algum procedimento, preencha o formulário abaixo:

    WHATSAPP Ligar
    Fale conosco no Whatsapp!