ITAIM BIBI: Rua Professor Atílio Innocenti, 683

MORUMBI: Hospital Israelita Albert Einstein - Av. Albert Einstein, 627

Agende uma Consulta

11 2893-3348

Mitos e verdades sobre próteses de silicone

O tamanho e o formato dos seios são características que podem afetar profundamente a autoestima e a saúde psicológica das mulheres. Neste sentido, a colocação de próteses de silicone é considerada uma das cirurgias plásticas mais realizadas em todo o mundo. 

Seja para corrigir o tamanho ou o formato dos seios, antes de qualquer coisa é necessário esclarecer alguns mitos e verdades sobre próteses de silicone e sobre o procedimento. Afinal, embora seja frequentemente realizado, gera muitas dúvidas entre as pacientes. 

Pensando nisso, reunimos algumas das principais questões diariamente levantadas pelas pacientes sobre a colocação de silicone nos seios. Acompanhe a seguir.  

Prótese de silicone pode causar câncer de mama. MITO

Não existe relação comprovada entre câncer de mama e prótese de silicone. O câncer de mama é causado pela multiplicação desordenada de células anormais da mama e fatores genéticos, hormonais e comportamentais contribuem para o seu desenvolvimento. 

É preciso trocar as próteses de silicone. VERDADE

Algumas próteses de silicone realmente precisam ser trocadas após algum tempo, geralmente 10 anos. Nas próteses mais atuais, no entanto, a troca não costuma ser necessária, pois o prazo de validade é maior ou inexistente. O ideal é consultar um médico. 

Prótese de silicone interfere na amamentação. MITO

Mitos e verdades sobre próteses de silicone

Um dos mitos sobre próteses de silicone mais comuns. É mito porque a prótese normalmente é colocada atrás do músculo peitoral, abaixo da fáscia muscular ou abaixo da glândula mamária, o que não prejudica a capacidade de amamentação da mãe. 

Silicone não é suficiente para levantar os seios. VERDADE

O silicone tem a função de aumentar o volume dos seios ou reconstruí-los, mas não é suficiente para levantá-los. A recomendação para eliminar a flacidez e o excesso de pele nas mamas é combinar a colocação da prótese com a cirurgia de mastopexia. 

É comum a prótese de silicone estourar. MITO

Não é impossível, mas sim extremamente raro acontecer de uma prótese de silicone estourar. Aqui o mais importante é utilizar um material seguro e confiável e consultar um cirurgião plástico especialista em próteses de silicone para evitar problemas. 

Colocar silicone não atrapalha a mamografia. VERDADE

Hoje em dia, os equipamentos de mamografia conseguem gerar boas imagens mesmo nos casos em que a paciente tem prótese de silicone. Mas, caso seja necessário, é possível complementar o exame com ultrassonografia e ressonância, por exemplo. 

Seja qual for a sua dúvida sobre colocação de silicone ou qualquer outro tipo de cirurgia plástica ou procedimento estético, fale com um médico de sua confiança.

Dr. Wendell Uguetto, especialista em cirurgias nas mamas

O Dr. Wendell Uguetto é médico cirurgião plástico que atende homens e mulheres que desejam melhorar a autoestima ou reparar defeitos de cunho congênito ou adquirido. Se você tem dúvidas sobre prótese de silicone, agende uma consulta

Dr. Wendell Ugueto
Últimos posts por Dr. Wendell Ugueto (exibir todos)

Unidades

Agende sua consulta na unidade que for mais próxima de você:

Unidade Itaim Bibi

R. Professor Atílio Innocenti, 683 Vila Nova Conceição - São Paulo - SP

VEJA MAIS

Unidade Hospital Albert Einstein

Av. Albert Einstein, 627. Bloco A1. Consultório 119. São Paulo - SP CEP: 05652-900

VEJA MAIS

Contato

Para agendar uma consulta e tirar dúvidas a respeito de algum procedimento, preencha o formulário abaixo:

    WHATSAPP Ligar
    Fale conosco no Whatsapp!