Mídia
Confira Matéria Escrita pelo Dr. Wendell Uguetto à Revista AGROVILLE – Benefícios à saúde com o consumo de ovos
18, julho, 2018
Dr. Wendell Ugueto
O que devemos nos preocupar sobre a ingestão do ovo é durante o preparo. Evite comer ovos fritos, pois a gordura em que eles são feitos pode trazer alguns malefícios ao organismo, como o aumento de colesterol. As melhores opções são os ovos mexido, cozidos e em gemada.
Benefícios à Saúde sobre o Consumo de Ovos
Colesterol contido nos ovos não faz mal ao organismo e pode até prevenir doenças
Muitos mitos envolveram o ovo durante décadas, relacionando seu consumo a doenças cardiovasculares. Ao contrário do que muito foi falado, ingerir um ou mais ovos por dia não aumenta o risco de problemas do coração entre adultos saudáveis. O consumo de ovos pode prevenir doenças cardiovasculares, graças às suas propriedades antioxidantes. Para se ter ideia sobre suas qualidades nutricionais, duas gemas cruas têm mais antioxidantes do que uma maçã.
Um outro mito envolvendo o ovo é sobre a ingestão apenas da clara. Na realidade, o ovo inteiro é um dos mais consistentes alimentos com que podemos contar para tornar nossa dieta mais saudável. Quase metade das proteínas do ovo encontra-se na clara. O resto está na gema, que é rica em gordura, sobretudo insaturada. A parte amarela fornece entre 10 a 20% da dose diária recomendada de vitamina A, D, E e K. A clara é rica em vitaminas do complexo B e minerais, como fósforo e selénio. Ou seja, as duas partes do ovo complementam-se.
Pesquisas realizadas na última década evidenciam, claramente, os efeitos benéficos do ovo, desvinculando a questão colesterol da dieta e doença cardíaca, indicando que é possível consumir até duas unidades por dia sem que haja riscos.
A gordura de ovos, ao contrário do que ainda dizem por aí, é do tipo bom, e previne uma série de complicações em todo o organismo.
O ovo é a melhor fonte de luteína e zeaxantina que existe. Esses nutrientes são essenciais para a manutenção da saúde dos olhos e servem também para facilitar o tratamento de doenças nesses órgãos. Estudos recentes têm mostrado que consumir um ovo por dia pode ajudar a prevenir a degeneração macular e diminuir o risco de desenvolver catarata. O ovo é também uma boa fonte de colina, que protege o sistema cardiovascular de ataques cardíacos, coágulos sanguíneos, derrame.
O que devemos nos preocupar sobre a ingestão do ovo é durante o preparo. Evite comer ovos fritos, pois a gordura em que eles são feitos pode trazer alguns malefícios ao organismo, como o aumento de colesterol. As melhores opções são os ovos mexido, cozidos e em gemada.
Outra preocupação importante é a origem do ovo que vamos comprar. Ao escolher os ovos, vale à pena gastar um pouco mais e escolher os orgânicos ou ovos de galinhas criadas soltas, e não daquelas que ficam confinadas. Essas opções têm melhor qualidade e também mais confiáveis. Normalmente o ovo orgânico possui a gema mais consistente e terá de uma cor laranja brilhante.
Os ovos de galinhas confinadas podem sair mais barato, mas quase sempre apresentam baixa qualidade, com gema amarelo-pálida, mais frágil, que se quebra facilmente. A verdade é que você ingere o que você compra, e vale à pena gastar um pouco mais para ter mais saúde.