ITAIM BIBI: Rua Professor Atílio Innocenti, 683

MORUMBI: Hospital Israelita Albert Einstein - Av. Albert Einstein, 627

Agende uma Consulta

11 2893-3348

Lipedema: O que é? Como Identificar se Você Tem?

Você tem um acúmulo de gordura atípica nas pernas ou braços? Então você pode ter lipedema. Embora esta doença esteja geralmente associada à obesidade ou excesso de peso, na verdade trata-se de uma patologia pouco compreendida, cujas consequências podem ser muito graves se não for diagnosticada e tratada adequadamente.

Por isso, no artigo de hoje iremos explicar um pouco sobre o que é lipedema e como identificar se você tem. Portanto, continue a leitura.

O que é lipedema?

O lipedema é uma doença do tecido adiposo caracterizada pela proliferação e inflamação das células do tecido adiposo das extremidades superiores ou inferiores. Isto é, geralmente envolve um acúmulo patológico progressivo de células de gordura nas pernas, embora esse acúmulo também possa ocorrer nos braços. Como consequência, há um aumento de volume que é acompanhado por certos sintomas.

A doença, reconhecida em 2018 pela Organização Mundial da Saúde (OMS), afeta quase exclusivamente as mulheres e muitas vezes é confundida em seu diagnóstico com outras patologias. Isso causa um desequilíbrio entre as diferentes partes do corpo e, à medida que a condição ganha intensidade, surgem outros sintomas mais pronunciados que reduzem consideravelmente o bem-estar do paciente.

As causas exatas do lipedema não são conhecidas. No entanto, algumas pesquisas sugerem que existe o fator hormonal. Além disso, a genética dá a sua contribuição para o surgimento da doença e a alimentação rica em carboidratos, açúcar e carne vermelha pode agravar o caso.

Como identificar se você tem lipedema

A principal característica do lipedema é a desproporção entre as pernas ou braços (com grande acúmulo de gordura) e o resto do corpo. Essa diferença é percebida sobretudo nas pernas em relação ao tronco.

As células adiposas doentes das pernas e braços aumentam gradualmente de tamanho, dando origem a uma distribuição específica de gordura. Pouco a pouco, esse aumento do volume das células adiposas devido aos depósitos de gordura leva a um aumento da pressão nos tecidos, dando origem ao sintoma mais característico: a dor.

Nas fases iniciais, essa dor pode ser muito sutil, embora aumente com a progressão da doença. Também é comum encontrar uma tendência à formação de hematomas nas pernas, em muitos casos sem que o paciente se lembre de ter sofrido um trauma nessa região.

Outros sintomas que podem ajudar a identificar se você tem lipedema, são:

  • Sensação de peso e dor contínua;
  • Episódios súbitos de inflamação;
  • A gordura começa a se acumular logo acima dos tornozelos e não abaixo deles;
  • Pressão nas panturrilha;
  • Coceira constante;
  • Maior sensibilidade ao contato;
  • Marcas vermelhas, roxas ou azuis;
  • Diminuição da elasticidade da pele;
  • Hiperpigmentação.

Mas é importante ressaltar que, para saber se o paciente sofre de lipedema, ele deve ser examinado por um especialista nessa patologia. Caso a análise seja positiva, será detectado o estágio da doença em que o paciente se encontra para decidir sobre o tratamento a ser seguido, que pode ser conservador, com medicamentos e uso de meias de compressão, ou cirúrgico por meio de uma lipoaspiração.

Consulte um cirurgião plástico experiente!

O diagnóstico e tratamento precoces podem limitar muito os efeitos desta doença e evitar anos de frustração para os pacientes. Por isso, se o médico indicar o tratamento cirúrgico para lipedema, agende uma consulta com o Dr. Wendell Uguetto, cirurgião plástico especializado em lipoaspiração.

O Dr. Wendell Uguetto é médico formado pela Universidade de São Paulo (USP), onde concluiu o serviço de Residência Médica em Cirurgia Geral e, posteriormente, o serviço de Residência Médica em Cirurgia Plástica, passando em primeiro lugar nessa competitiva especialidade.
Possui ampla experiência como médico, trabalhou como preceptor pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP); hoje dentro do Hospital Israelita Albert Einstein.

Nos dias atuais, Wendell Uguetto dedica-se exclusivamente aos seus pacientes e atende em dois consultórios: um localizado na Vila Nova Conceição e outro nas dependências do hospital Albert Einstein.

Junto com essas atividades, Uguetto é membro de equipe de retaguarda de cirurgia plástica e de cirurgia crânio-maxilo-facial do Hospital Albert Einstein.

No intuito de atender os pacientes com o mais alto padrão de excelência, a equipe do Dr. Wendell preza pela Segurança, Ética, Saúde e Bem-estar.

Principais Procedimentos:

Ginecomastia
Lipoaspiração a Laser
Otoplastia
Ninfoplastia
Rinoplastia
Prótese de Mama
Blefaroplastia
Mentoplastia
Dr. Wendell Ugueto

Unidades

Agende sua consulta na unidade que for mais próxima de você:

Unidade Itaim Bibi

R. Professor Atílio Innocenti, 683 Vila Nova Conceição - São Paulo - SP

VEJA MAIS

Unidade Hospital Albert Einstein

Av. Albert Einstein, 627. Bloco A1. Consultório 119. São Paulo - SP CEP: 05652-900

VEJA MAIS

Contato

Para agendar uma consulta e tirar dúvidas a respeito de algum procedimento, preencha o formulário abaixo:

    WHATSAPP Ligar
    Fale conosco no Whatsapp!