Diferença entre preenchimento facial e toxina botulínica
07, fevereiro, 2022
Dr. Wendell Ugueto
Rugas, “pés de galinha”, bigode chinês, marcas e linhas de expressão, pele flácida e elástica, rosto marcado e sem contorno definido… essas são apenas algumas das queixas relatadas nas clínicas de estética quando o assunto é a ação do tempo na pele.
Neste contexto, homens e mulheres encontram nos procedimentos estéticos a solução para melhorar a aparência. Mas, a diferença entre preenchimento facial e toxina botulínica, procedimentos para o rosto frequentemente realizados, gera muitas dúvidas.
A verdade é que ambos os procedimentos podem ser indicados para um mesmo paciente, mas com objetivos e finalidades diferentes. A seguir, entenda melhor cada um deles.
Indice
Preenchimento facial e toxina botulínica: entenda as diferenças
O uso tópico de dermocosméticos nos cuidados com a pele nem sempre é suficiente. Para eliminar ou reduzir rugas, linhas de expressão, bigode chinês e outras marcas, por exemplo, a realização de procedimentos estéticos muitas vezes é a alternativa mais viável.
Afinal, com o passar do tempo naturalmente a produção de colágeno diminui e as consequências do excesso de sol vão dando as caras. Basicamente, a grande diferença entre preenchimento facial e toxina botulínica é fácil de entender.
Enquanto a toxina relaxa os músculos responsáveis pelos movimentos da face, minimiza e suaviza a força de contração, impedindo as marcas, o preenchimento devolve o volume perdido ou preenche uma área da face na qual se deseja resgatar formato ou proporção.
O que é e como é feito o preenchimento no rosto?
O preenchimento facial é um procedimento estético que consiste na aplicação de substâncias biocompatíveis na pele do paciente. O objetivo é preencher, sustentar, volumizar e harmonizar o rosto, preenchendo os espaços “vazios” da pele.
A aplicação de ácido hialurônico, hidroxiapatita de cálcio e policaprolactona, por exemplo, estimula a hidratação e a produção de colágeno, melhorando a flacidez. O procedimento é indicado para aumentar o volume das maçãs do rosto, corrigir o bigode chinês, aumentar e definir os lábios, melhorar o contorno do rosto, aumentar o volume do queixo.
O que é e como funciona a aplicação de toxina botulínica?
Já a toxina botulínica, o famoso botox, é aplicada no músculo e não na pele. A substância promove o relaxamento do músculo, deixando o rosto com aspecto mais leve e suave, livre daquelas famosas marcas de expressão causadas pela movimentação da face.
A toxina atua inibindo a contração dos músculos da face. O procedimento é indicado para pacientes com rugas e marcas de expressão causadas pelo envelhecimento natural da pele ou hiperatividade da musculatura da face. Também é utilizada para controlar o suor em excesso nos pés, mãos e axilas e no tratamento de enxaquecas e cefaleias tensionais.
Em ambos os casos, para garantir a segurança do paciente, o procedimento deve ser realizado por um profissional credenciado, como um dermatologista ou cirurgião plástico.
Agende uma avaliação com o Dr. Wendell Uguetto
A busca por melhorar a autoestima é legítima e com o auxílio de um cirurgião plástico para homens e mulheres é possível obter o resultado esperado com segurança. O Dr. Wendell Uguetto é especialista em preenchimento e toxina botulínica, agende uma consulta.
- Programa de Indicação - 23 de outubro de 2024
- Bichectomia em Homens: Quando o Procedimento é Indicado? - 22 de fevereiro de 2023
- Estética Masculina: Quais Procedimentos São Indicados? - 20 de fevereiro de 2023