Diabéticos podem fazer cirurgia plástica?
25, abril, 2022
Dr. Wendell Ugueto
Mais de 16 milhões de brasileiros têm diabetes. Isso significa que, de todas as pessoas que consideram realizar um procedimento estético, pelo menos algumas delas também serão diabéticas. Como resultado, uma dúvida bastante comum é: será que diabéticos podem fazer cirurgia plástica? Afinal, sabemos que essa condição pode ter um grande impacto na cura do corpo. Por isso, é um questionamento válido e super importante.
Indice
Então, diabéticos podem fazer cirurgia plástica?
Todas as condições de saúde devem ser consideradas e avaliadas antes de decidir se submeter a um procedimento cirúrgico estético. No caso do diabetes, era comum pensar que os pacientes não eram candidatos à cirurgia estética. Contudo, a realidade é outra. Com algumas exceções, sim, diabéticos podem fazer cirurgia plástica.
Embora os diabéticos tenham um risco aumentado de complicações de qualquer tipo de procedimento cirúrgico, ter diabetes não significa necessariamente que não possa realizar algum procedimento cirúrgico, ainda que estético.
Para isso, obviamente, é necessário avaliar cada caso de maneira individual. Mas, de maneira geral, pacientes diabéticos com níveis de açúcar no sangue bem controlados podem sim ter bons resultados com cirurgia plástica.
O que o diabetes tem a ver com a realização de uma cirurgia plástica?
Talvez você já tenha ouvido falar que diabéticos não devem fazer cirurgia plástica. Essa crença se deve ao fato de que o diabetes é uma condição que torna os cuidados médicos mais complicados. Afinal, está associada a internações hospitalares mais longas, complicações em vários outros sistemas do corpo e pode resultar em doenças cardíacas, renais, danos nos nervos e derrame.
Além da variedade de complicações médicas, existem ainda riscos de complicações cirúrgicas pós-operatórias. Por exemplo, um alto nível de açúcar no sangue pode aumentar o risco de infecção do local cirúrgico e retardar a cicatrização de feridas após a cirurgia. Isso ocorre porque o excesso de glicose aumenta a inflamação, suprime o sistema imunológico e impede que o oxigênio e os nutrientes ajudem a curar.
Essa complexidade deve ser levada em consideração para qualquer procedimento médico, principalmente a cirurgia. E, é claro, a cirurgia plástica não é exceção. No entanto, é válido ressaltar que não significa que todos os pacientes com diagnóstico de diabetes terão complicações ou devam ser impedidos de fazer qualquer tipo de procedimento estético.
Afinal, o maior fator que determina se um paciente diabético é um bom candidato à cirurgia é o quão bem ela mantém o controle de açúcar no sangue e o controle médico do diabetes. Por isso, é sempre importante, antes de realizar qualquer procedimento, além de conversar com um cirurgião plástico, consultar também um endocrinologista.
Dessa forma, é possível garantir que seus níveis de açúcar no sangue estejam adequadamente controlados e que você esteja saudável o suficiente para a cirurgia.
Agende uma consulta com o Dr. Wendell Uguetto!
Pessoas com diabetes podem se preocupar em se submeter à cirurgia plástica, pois há riscos aumentados de complicações de cicatrização pós-procedimento. Contudo, o seu cirurgião pode trabalhar com você para reduzir seus riscos. Para isso, é importante consultar um cirurgião plástico experiente e membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, como o Dr. Wendell Uguetto!
- Programa de Indicação - 23 de outubro de 2024
- Bichectomia em Homens: Quando o Procedimento é Indicado? - 22 de fevereiro de 2023
- Estética Masculina: Quais Procedimentos São Indicados? - 20 de fevereiro de 2023