ITAIM BIBI: Rua Professor Atílio Innocenti, 683

MORUMBI: Hospital Israelita Albert Einstein - Av. Albert Einstein, 627

Agende uma Consulta

11 4750.1155

Blog

Conheça doenças respiratórias que podem ser curadas pela Rinoplastia

Há uma série de doenças respiratórias que podem obter melhorias a partir da realização do procedimento de rinoplastia. É possível que as pessoas busquem a rinoplastia para ajudar nos seguintes casos, como, por exemplo:

  • Respiração nasal obstruída (funcional)
  • Lesão nasal (trauma) causando respiração insatisfatória
  • Função prejudicial de defeito de nascença nasal
  • Deformidade ocasionada devido a trauma, tumor ou infecção
  • Estreitamento, colapso ou estenose das válvulas nasais (narinas)

É importante lembrar que a cirurgia não é limitada a esses objetivos também.

Como é feito o procedimento

A cirurgia de rinoplastia pode ser realizada sob diferentes tipos de anestesia, dependendo da preferência do paciente e do médico, incluindo anestesia local (isto é, paciente acordado, mas com “medicamentos entorpecentes”), sedação intravenosa ou anestesia geral.

O acesso à cartilagem e ao osso subjacentes é obtido por meio de incisões. As incisões podem estar completamente escondidas dentro das narinas ou envolver incisões internas combinadas com uma pequena incisão através da pele na base do nariz.

Muitas vezes, a cartilagem e/ou o osso podem precisar ser obtidos de outro local para ajudar a obter apoio do nariz. Essa cartilagem é obtida por meio septo nasal durante a septoplastia, às vezes da cartilagem da orelha ou até mesmo da própria costela.

Remodelação ou enxerto adicional pode precisar ser realizado com suturas na cartilagem, ou suturas para remodelar ou suspender a cartilagem. Osteotomias – ou fratura delicada desses ossos – podem ser feitas para endireitar os ossos do nariz se eles estiverem tortos ou deformados.

Embora o enxerto de cartilagem continue sendo o tipo mais comum de rinoplastia funcional, procedimentos para remodelar as narinas ou o uso de suturas e parafusos para suspender os tecidos nasais têm crescido em popularidade.

Na conclusão do procedimento, pode ser aplicada alguma forma de molde externo. Folhas plásticas e/ou bandagens também podem ser colocadas temporariamente dentro do nariz, dependendo do procedimento e da preferência do cirurgião.

Uma melhoria no fluxo aéreo do nariz é o principal benefício que pode ser encontrado na melhoria de doenças respiratórias por meio da rinoplastia. O procedimento também pode endireitar a estética do nariz, bem como melhorar deformidades decorrentes de traumas ou deformidades de nascença para que a estética seja melhorada no paciente.

Os benefícios da rinoplastia funcional

Uma rinoplastia que proporciona os benefícios para o paciente em relação às doenças respiratórias é uma cirurgia para melhorar a funcionalidade do nariz em si, e o médico pode usar uma enorme gama de técnicas, que irão depender do objetivo do paciente, bem como dos problemas da anatomia e das preferências do médico que for realizar o procedimento.

Para que seja possível obter os benefícios para as doenças respiratórias por meio da rinoplastia, os pacientes devem estar aptos a discutir suas necessidades e metas com o procedimento em uma conversa com o médico responsável.

Após o encontro com o médico, é preciso que o paciente entenda o procedimento da rinoplastia, bem como os benefícios que irá obter e os riscos que estão envolvidos na cirurgia.

Vale lembrar que, mesmo que o paciente se submeta a esse tipo de cirurgia com o objetivo de melhorar a respiração, isso pode envolver uma modesta alteração na estética do nariz.

Gostaria de entender mais sobre a Rinoplastia? Agende uma avaliação conosco!

Unidades

Agende sua consulta na unidade que for mais próxima de você:

Unidade Itaim Bibi

R. Professor Atílio Innocenti, 683 Vila Nova Conceição - São Paulo - SP

VEJA MAIS

Unidade Hospital Albert Einstein

Av. Albert Einstein, 627. Bloco A1. Consultório 119. São Paulo - SP CEP: 05652-900

VEJA MAIS

Contato

Para agendar uma consulta e tirar dúvidas a respeito de algum procedimento, preencha o formulário abaixo:

MANDE UM WHATSAPP
Fale conosco no Whatsapp!