ITAIM BIBI: Rua Professor Atílio Innocenti, 683

MORUMBI: Hospital Israelita Albert Einstein - Av. Albert Einstein, 627

Agende uma Consulta

11 2893-3348

Como é a Reconstrução do Hímen?

Como é a Reconstrução do Hímen?

O hímen é uma película de pele encontrada na entrada da vagina que é associada à perda da virgindade. Mas, a realidade é que essa pele, relativamente espessa e resistente, tem como função proteger as mulheres contra os riscos de infecções genitais e pode ser rompida por diferentes motivos. E o que nem todo mundo sabe é que a reconstrução do hímen é possível caso seja a vontade da mulher. A himenoplastia, como é conhecida a cirurgia, é um procedimento estético que reconstrói o hímen e faz com que, simbolicamente, a mulher recupere a virgindade.

Himenoplastia: quando e por que fazer o procedimento?

A reconstrução cirúrgica do hímen pode parecer um procedimento fútil. No entanto, saiba que se trata de um procedimento extremamente benéfico para pacientes em diferentes situações. Por exemplo, de modo geral, a himenoplastia é indicada para:

  • mulheres que foram vítimas de violência sexual;
  • mulheres que desejam “apimentar” a vida sexual;
  • mulheres que perderam a virgindade, mas precisam respeitar ritos religiosos ou culturais.

Sendo assim, é inegável que a reconstrução do hímen é um procedimento muito mais do que estético. Ainda que seja um ato simbólico, a cirurgia certamente consegue dar mais qualidade de vida e tranquilidade para as pacientes submetidas ao centro cirúrgico.

O procedimento é relativamente rápido, levando de 30 a 60 minutos. Tudo vai depender da anatomia da paciente. E a reconstrução dessa membrana somente é possível porque, embora ela se rompa, não se desprende totalmente da região vaginal.

Entenda como funciona a reconstrução do hímen

Entenda como funciona a reconstrução do hímen

Durante a infância, o hímen é uma membrana relativamente espessa e resistente, mas vai ficando mais fino e menos resistente com o passar do tempo. Por esse motivo, a reconstrução da membrana é um procedimento simples, mas delicado.

Para que a reconstrução do hímen seja realizada, a paciente é anestesiada localmente e sedada. As suturas são leves e delicadas, como acontece nos parâmetros de uma micro-cirurgia. A recuperação é rápida e a mulher já recebe alta no mesmo dia.

Após o procedimento, a mulher pode voltar a ter relações sexuais normalmente passados 20 dias da cirurgia, mas é importante consultar as recomendações do médico responsável pela cirurgia. Lembre-se que a himenoplastia tem caráter estético e também reparador.

Pensando em fazer himenoplastia? Agende uma avaliação

A himenoplastia, que promove a reconstrução do hímen, é um procedimento que nem todo mundo sabe que existe, mas que pode trazer muito mais conforto e qualidade de vida para as mulheres que resolvem fazê-lo. No entanto, é imprescindível consultar um cirurgião plástico experiente que possa avaliar o caso e definir se a cirurgia é ou não indicada.

O Dr. Wendell Uguetto é cirurgião plástico e membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica. Experiente, já realizou diferentes tipos de cirurgias plásticas com muita eficiência e segurança. Agende agora uma avaliação e tire suas dúvidas sobre himenoplastia.

Dr. Wendell Ugueto

Unidades

Agende sua consulta na unidade que for mais próxima de você:

Unidade Itaim Bibi

R. Professor Atílio Innocenti, 683 Vila Nova Conceição - São Paulo - SP

VEJA MAIS

Unidade Hospital Albert Einstein

Av. Albert Einstein, 627. Bloco A1. Consultório 119. São Paulo - SP CEP: 05652-900

VEJA MAIS

Contato

Para agendar uma consulta e tirar dúvidas a respeito de algum procedimento, preencha o formulário abaixo:

    WHATSAPP Ligar
    Fale conosco no Whatsapp!