ITAIM BIBI: Rua Professor Atílio Innocenti, 683

MORUMBI: Hospital Israelita Albert Einstein - Av. Albert Einstein, 627

Agende uma Consulta

11 2893-3348

Cirurgia Plástica: Existe Limite?

Não é novidade para ninguém que os procedimentos estéticos ajudam as pessoas a se sentirem melhores com a sua própria aparência. Inclusive, a procura por eles teve um aumento considerável nos últimos anos. No entanto, quando a obsessão pela perfeição bate recordes, a luta contra o próprio corpo se torna a norma, fazendo com que muita gente recorra a intervenções cirúrgicas mesmo que sem necessidade. Então, será que existe limite para cirurgia plástica?

Então, existe limite para cirurgia plástica?

Estar à vontade consigo mesmo é a aspiração de muitas pessoas que não se sentem bem com seu corpo, com sua fisionomia, e que consideram que uma mudança estética as ajudará a se aceitarem melhor. Desse modo, a autoestima, por implicar segurança, tanto física quanto mental, é almejada por muitos e traz benefícios no ambiente de trabalho e nas relações pessoais e sociais.

Mas o perigo é quando as pessoas colocam muitas expectativas em procedimentos estéticos, sem antes reparar o seu estado psicológico. Em alguns casos, a cirurgia estética se torna uma obsessão.

Aqueles que sofrem com isso experimentam obsessivamente tudo relacionado à sua aparência física, sentindo que sempre não gostam de algo. Tornando-se, então, círculo vicioso doentio do qual eles não podem sair porque não importa o quanto tentem mudar sua aparência, nunca estão satisfeitos.

Por isso, é fundamental ter em mente que sim, deve existir um limite para cirurgia plástica. É preciso ter certeza de que a decisão certa está sendo tomada para evitar, na medida do possível, que os problemas sejam gerados posteriormente, quando não há como voltar atrás.

Deixar-se levar por um modismo ou pelo que os outros fazem não é motivo para se submeter a uma operação dessas características, que pode marcar a pessoa por toda a vida.

O mundo da estética, beleza e cuidado com a imagem muitas vezes está no limite do que é permitido. A fronteira que separa o certo do errado é sentir-se melhor, com exceção de pacientes que são viciados e modificam sua estética repetidamente sem precisar.

Nesses casos, a maioria dos cirurgiões sérios e treinados seguem uma linha de colocar os freios necessários para que a situação não fique fora de controle.

Diferença entre procedimentos estéticos e reconstrutivos

A cirurgia plástica é uma especialidade médica que se dedica a restaurar ou modificar a forma do corpo humano. Isso inclui tanto a cirurgia reconstrutiva quanto a cirurgia estética.

A cirurgia reconstrutiva é realizada por prescrição médica ou para “corrigir” um defeito físico acentuado. Isto é, em estruturas anormais do corpo causadas por defeitos congênitos, anormalidades de desenvolvimento, trauma, infecção, tumor ou doença. Mas nem sempre se trata de melhorar ou melhorar a aparência e sim de uma necessidade médica.

Já a cirurgia estética, por sua vez, é realizada para restaurar a forma ou remodelar as estruturas do corpo para melhorar sua aparência. Aqui, a ideia é realmente alcançar os resultados objetivados pelo paciente, desde que sejam realistas.

Consulte um cirurgião plástico especialista

Em suma, é importante que sempre haja um limite para cirurgia plástica. O paciente deve se certificar de que recorrer a uma operação estética é uma boa decisão e que a sua saúde mental e física está adequada para a realização dela. E isso implica, em todos os casos, consultar um especialista.

Afinal, os conselhos e informações que o cirurgião plástico pode fornecer são essenciais. E, muitas vezes, é ele quem estabelece limites para o paciente, de acordo com suas necessidades e características físicas.

Dr. Wendell Ugueto
Redes Sociai
Últimos posts por Dr. Wendell Ugueto (exibir todos)

Unidades

Agende sua consulta na unidade que for mais próxima de você:

Unidade Itaim Bibi

R. Professor Atílio Innocenti, 683 Vila Nova Conceição - São Paulo - SP

VEJA MAIS

Unidade Hospital Albert Einstein

Av. Albert Einstein, 627. Bloco A1. Consultório 119. São Paulo - SP CEP: 05652-900

VEJA MAIS

Contato

Para agendar uma consulta e tirar dúvidas a respeito de algum procedimento, preencha o formulário abaixo:

    WHATSAPP Ligar
    Fale conosco no Whatsapp!