ITAIM BIBI: Rua Professor Atílio Innocenti, 683

MORUMBI: Hospital Israelita Albert Einstein - Av. Albert Einstein, 627

Agende uma Consulta

11 2893-3348

Cirurgia de Reconstrução de Hímen: Para que Serve? Quando Fazer?

Cirurgia de Reconstrução de Hímen: Para que Serve? Quando Fazer?

Cirurgia de Reconstrução de Hímen: Para que Serve? Quando Fazer?

O hímen é uma membrana localizada na entrada da vagina e frequentemente é reconhecido como um símbolo da virgindade feminina. Isso porque geralmente é rompido durante a penetração. A cirurgia de reconstrução de hímen é um procedimento que promove a restauração dessa membrana. Mas, para que serve e quando fazê-lo?

É possível recuperar o hímen?

O hímen é uma película que, anatomicamente, existe para proteger as mulheres dos riscos de infecção na região genital. E essa membrana tende a se romper durante a primeira relação sexual, fazendo com que seja associada a perda da virgindade. Mas, existem outras situações que podem provocar o rompimento dessa membrana de pele, incluindo:

  • acidentes;
  • masturbação;
  • certas atividades físicas;
  • uso de absorvente interno.

Na infância, é como uma membrana espessa e mais resistente. Conforme a puberdade se aproxima, vai ficando mais fina e menos resistente. O rompimento do hímen é absolutamente natural. Apesar disso, a dúvida se é possível recuperá-lo persiste.

Hoje em dia, a cirurgia de reconstrução do hímen, tecnicamente conhecida por himenoplastia, é o procedimento que pode promover a plástica dessa membrana. Se você nunca ouviu falar sobre essa cirurgia, certamente deve estar se perguntando: afinal, para que serve, porque fazer e quando fazer a himenoplastia?

Essas dúvidas são pertinentes porque, à princípio, pode parecer um procedimento muito supérfluo e sem importância. No entanto, existem questões mais complexas que envolvem a realização da cirurgia que promove a reconstrução do hímen.

Quando fazer a cirurgia de reconstrução do hímen?

Quando fazer a cirurgia de reconstrução do hímen?

Durante a himenoplastia é feita a reconstrução do hímem que, embora se rompa, não se desprende totalmente da região. Para que isso seja possível, esse que é considerado um procedimento simples, é realizado com anestesia local com sedação ou bloqueio.

As suturas de uma cirurgia de reconstrução do hímen são leves e delicadas, como nos parâmetros de uma micro-cirurgia que dura, em média, 30 minutos. Esse procedimento cirúrgico tem caráter estético, mas saiba que essa não é sua única finalidade.

Para mulheres que foram vítimas de violência sexual, ou então, são obrigadas a respeitar certos ritos religiosos ou culturais, por exemplo, a himenoplastia também tem grande importância e pode melhorar um pouco a angústia e o sofrimento dessas mulheres.

Sendo assim, a cirurgia é indicada por questões estéticas para quem deseja dar uma repaginada e também dar uma apimentada na vida sexual, assim como pode ser indicada como um processo terapêutico de recuperação para vítimas de abusos sexuais.

Pensando em reconstruir o hímen? Agende uma consulta

Após a himenoplastia, a mulher recebe alta no mesmo dia e pode voltar a ter relações sexuais normalmente após 20 dias. Seja por questões exclusivamente estéticas ou por razões mais complexas, se você deseja realizar o procedimento deve consultar um especialista experiente no tema. O Dr. Wendell Uguetto é cirurgião plástico e realiza procedimentos estéticos e reparadores, inclusive pela Omint. Agende sua avaliação.

Dr. Wendell Ugueto
Últimos posts por Dr. Wendell Ugueto (exibir todos)

Unidades

Agende sua consulta na unidade que for mais próxima de você:

Unidade Itaim Bibi

R. Professor Atílio Innocenti, 683 Vila Nova Conceição - São Paulo - SP

VEJA MAIS

Unidade Hospital Albert Einstein

Av. Albert Einstein, 627. Bloco A1. Consultório 119. São Paulo - SP CEP: 05652-900

VEJA MAIS

Contato

Para agendar uma consulta e tirar dúvidas a respeito de algum procedimento, preencha o formulário abaixo:

    WHATSAPP Ligar
    Fale conosco no Whatsapp!