Cirurgia de Ginecomastia: plano de saúde cobre o procedimento?
10, dezembro, 2021
Dr. Wendell Ugueto
A ginecomastia, ou seja, o crescimento anormal das mamas, é uma condição de saúde que afeta homens de todas as idades. Nos casos que não regridem espontaneamente ou com a utilização de medicamentos específicos, o tratamento cirúrgico é a alternativa.
Neste sentido, muitos pacientes com indicação médica se perguntam: plano de saúde cobre cirurgia de ginecomastia? E a resposta é sim, planos de saúde são obrigados a custear a correção cirúrgica da ginecomastia. Entenda melhor a seguir.
Indice
O que é Ginecomastia?
A ginecomastia verdadeira é um distúrbio que acomete, exclusivamente, o público masculino. Basicamente, é caracterizado pelo excesso de tecido mamário nas glândulas mamárias, fazendo com que as mamas dos homens cresçam exageradamente.
Em geral, é uma condição que altera a aparência, mas que também pode causar sintomas, tais como dores, sensibilidade e desconforto na região das mamas. Não se trata de uma doença grave, mas que demanda acompanhamento especializado, e pode ser dividida em:
- Ginecomastia de componente glandular;
- Ginecomastia de componente adiposo;
- Ginecomastia de componente misto.
A ginecomastia de componente glandular é causada por excesso de tecido mamário. A ginecomastia de componente adiposo, ou pseudoginecomastia, é causada por acúmulo de gordura nas mamas e a ginecomastia mista por componente glandular e adiposo.
O tratamento cirúrgico é considerado definitivo. Trata-se de uma cirurgia plástica, o que justifica a dúvida dos pacientes que se questionam se o plano de saúde cobre cirurgia de ginecomastia, ainda que seja considerada um procedimento estético.
Quando o plano de saúde cobre Cirurgia de Ginecomastia?
A correção da ginecomastia faz parte do Rol de Procedimentos e Eventos em Saúde da ANS (Agência Nacional de Saúde Suplementar), uma lista que contém exames, cirurgias, procedimentos e medicamentos que têm cobertura obrigatória pelos planos de saúde.
Sendo assim, possui cobertura obrigatória por todas as operadoras de planos de saúde, incluindo Omint, Porto Seguro, Bradesco, Prevent Senior, Sul América, entre tantas outras. Isso porque, ao contrário do que muitos acreditam, não se trata de um tratamento estético.
É claro que o procedimento cirúrgico promove uma alteração na aparência, mas, além disso, melhora a qualidade de vida do paciente, eliminando dores, desconfortos e sensibilidades, assim como o bullying que muitos deles sofrem na adolescência.
Dessa forma, é fundamental que o paciente tenha um bom relatório médico, no qual o profissional indique o procedimento e justifique a necessidade em realizar a cirurgia de ginecomastia pelo plano de saúde para que a operadora faça a liberação da cobertura.
Consulte um especialista em Cirurgia de Ginecomastia pelo plano de saúde
Seja particular ou pelo plano de saúde, o paciente com indicação para realizar a cirurgia de ginecomastia deve buscar um profissional especializado nesse tipo de procedimento, uma vez que é necessário considerar as particularidades da anatomia masculina.
O Dr. Wendell Uguetto é cirurgião plástico com ampla experiência em cirurgias para homens e está preparado para recebê-lo e orientá-lo sobre essa e outras cirurgias plásticas estéticas e/ou reparadoras. Para mais informações, agende uma consulta e tire suas dúvidas.
- Programa de Indicação - 23 de outubro de 2024
- Bichectomia em Homens: Quando o Procedimento é Indicado? - 22 de fevereiro de 2023
- Estética Masculina: Quais Procedimentos São Indicados? - 20 de fevereiro de 2023