Preenchimento Facial: mitos e verdades sobre o procedimento
21, janeiro, 2022
Dr. Wendell Ugueto
As marcas do envelhecimento, como rugas, pés-de-galinha e bigode chinês, por exemplo, assombram homens e mulheres. Afinal, o rosto é o nosso cartão postal e estar bem com a própria aparência é fundamental para ter mais autoestima e qualidade de vida.
Maus hábitos alimentares, exposição excessiva aos raios solares, tabagismo e consumo de álcool também contribuem para o surgimento dessas marcas, mesmo em jovens. Mas, o que fazer nesses casos, existe solução? A boa notícia é que sim.
Através de um procedimento estético conhecido como preenchimento facial, é possível corrigir essas imperfeições e conquistar um rosto mais jovem, harmônico e saudável.
Indice
O que é e como é feito o Preenchimento Facial?
Com o passar dos anos, a nossa pele vai perdendo a elasticidade e se tornando mais fina. Como consequência, surgem regiões mais profundas e depressões no rosto, assim como rugas, marcas de expressão, pés-de-galinha e o famoso bigode chinês.
Neste sentido, o preenchimento facial é um procedimento que tem o objetivo de preencher rugas, sulcos e vincos, dando mais volume e sustentação ao rosto, e atenuar as marcas do envelhecimento. Para que isso seja possível, são utilizadas diferentes substâncias:
- Colágeno;
- Ácido hialurônico;
- Hidroxiapatita de cálcio;
- Ácido poli-L-láctico – PLLA.
Durante o procedimento, o cirurgião plástico aplica um anestésico relaxante para deixar o paciente mais tranquilo e confortável. Em seguida, é feita a aplicação da substância nas regiões do rosto mais afetadas por marcas e rugas.
6 mitos e verdades sobre Preenchimento Facial
O preenchimento facial é um procedimento extremamente popular, mas que gera muitas dúvidas. Confira a seguir 6 mitos e verdades sobre o procedimento.
Toxina botulínica e preenchimento são a mesma coisa. MITO
Um dos mitos mais comuns. A toxina atua relaxando os músculos faciais, com indicação para tratamento de rugas que se formam com a ação desses músculos. Já o preenchimento eleva a pele, diminui sua profundidade, aumenta o volume e corrige depressões.
O efeito do Preenchimento Facial não é definitivo. VERDADE
Esse é um dos pontos que geram mais dúvidas quando se fala em preenchimento. Ainda que ofereça excelentes resultados, muitos deles visíveis logo após a aplicação, o procedimento não é definitivo e é necessário fazer uma manutenção.
Preenchimento Facial dói muito. MITO
Para realizar o preenchimento, o paciente é submetido a anestesia local para reduzir as dores e desconfortos. Sendo assim, ainda que o paciente sinta a região mais dolorida e sensibilizada, é mito que o preenchimento facial dói muito.
É possível ver resultados logo após o procedimento. VERDADE
Após a aplicação, já é possível observar alguns resultados. No entanto, inchaço e vermelhidão são efeitos comuns ao procedimento e impedem que os resultados definitivos sejam vistos. Ou seja, é necessário aguardar alguns dias.
Qualquer pessoa pode fazer Preenchimento Facial. MITO
Apenas o médico pode determinar quem pode ou não fazer preenchimento facial. Portadores de doenças autoimunes, alérgicos às substâncias utilizadas, pessoas com inflamações ou infecções na face, grávidas e lactantes geralmente são contraindicadas.
O tempo de recuperação varia de paciente para paciente. VERDADE
O tempo total de recuperação varia de pessoa para pessoa considerando o tipo de pele, a substância utilizada e a área da aplicação. Siga as orientações do pós-operatório para evitar reações adversas e acelerar a recuperação.
Ainda tem dúvidas sobre preenchimento facial? Agende uma consulta.
- Programa de Indicação - 23 de outubro de 2024
- Bichectomia em Homens: Quando o Procedimento é Indicado? - 22 de fevereiro de 2023
- Estética Masculina: Quais Procedimentos São Indicados? - 20 de fevereiro de 2023