ITAIM BIBI: Rua Professor Atílio Innocenti, 683

MORUMBI: Hospital Israelita Albert Einstein - Av. Albert Einstein, 627

Agende uma Consulta

11 2893-3348

Conheça 5 Inimigos da Cicatrização Pós Cirurgia Plástica

Conheça 5 Inimigos da Cicatrização Pós Cirurgia Plástica

A realização de uma cirurgia plástica pode ser motivada por diferentes fatores. Mas, em todos eles, o pós-operatório deve ser respeitado para uma boa evolução. Por exemplo, você conhece quais são os inimigos da cicatrização pós cirurgia plástica? Afinal de contas, trata-se de um processo que envolve a recuperação da pele que foi cortada e suturada para possibilitar o procedimento, o que leva tempo e envolve diferentes fatores de influência.

Cicatrização: o que é e quais são as principais fases?

A cicatrização ou regeneração da pele é um complexo processo que envolve mecanismos celulares, moleculares e bioquímicos. O objetivo é restaurar a função e as estruturas normais dos tecidos após uma lesão ou corte cirúrgico, por exemplo.

De modo geral, é possível dividir o processo de cicatrização em três fases: fase inflamatória, fase proliferativa e fase de maturação.

Fase inflamatória

A fase inflamatória da cicatrização dura de três a quatro dias e é caracterizada por dois processos, a hemostasia e a resposta inflamatória aguda, que visam limitar a lesão tecidual e podem causar edema, vermelhidão e dor.

Fase proliferativa

Com duração de cerca de três semanas, na fase proliferativa acontece a vascularização e a infiltração de células que fazem a limpeza da região, formando o tecido de granulação. Por volta do terceiro dia é iniciada a produção de colágeno, em um processo conhecido como fibroplasia.

Veja tambémO Que Perguntar Ao Cirurgião Plástico Durante a Consulta?

Fase de maturação

Na fase de maturação ocorre a deposição organizada de colágeno, possibilitando que a ferida receba maior suporte. Em geral, tem início após vinte e um dias da lesão, podendo perdurar até um ano.

E para garantir que todas essas etapas e processos transcorrem dentro do esperado, é importante tomar alguns cuidados e evitar os vilões da cicatrização.

Cicatrização pós cirurgia plástica: o que pode atrapalhar o processo?

Conheça 5 Inimigos da Cicatrização Pós Cirurgia Plástica

Os principais inimigos da cicatrização pós cirurgia plástica interferem no processo de regeneração celular e na recuperação do paciente após o procedimento.

Tabagismo

Em geral, o paciente é orientado a parar de fumar antes de realizar o procedimento. Isso acontece porque a nicotina presente no cigarro prejudica a cicatrização dos tecidos do corpo, especialmente a pele.

Exposição solar

A pele exposta ao sol tem mais dificuldade de amenizar o calor. Além disso, os raios solares também podem causar manchas na área cicatrizada.

Má alimentação

O processo de cicatrização envolve a renovação da pele. E o nosso corpo produz células novas a partir dos nutrientes que ingerimos. Sendo assim, uma alimentação desregrada e não saudável também prejudica a cicatrização.

Não respeitar o repouso

Repouso é uma orientação presente em praticamente todos os procedimentos cirúrgicos e não respeitá-lo interfere na cicatrização. Isso acontece porque a atividade física pode aumentar a frequência cardíaca e aumentar os edemas da cirurgia.

Uso indiscriminado de medicamentos

Alguns medicamentos, como antiagregantes plaquetários e anticoagulantes, também podem atrapalhar a cicatrização. Mas saiba que apenas o médico pode indicar o que pode e o que não pode. Nunca deixe de tomar medicamentos de uso contínuo sem indicação.

Seguindo todas as recomendações do médico, antes e após a cirurgia, o processo de cicatrização certamente acontecerá de forma mais tranquila e segura.

Consulte o Dr. Wendell Uguetto, especialista em cirurgias plásticas

Se você está pensando em fazer algum tipo de cirurgia plástica, primeiramente deve encontrar um profissional de confiança. O Dr. Wendell Uguetto é cirurgião plástico e tem ampla experiência em procedimentos estéticos e reparadores. Agende sua consulta.

 

O Dr. Wendell Uguetto é médico formado pela Universidade de São Paulo (USP), onde concluiu o serviço de Residência Médica em Cirurgia Geral e, posteriormente, o serviço de Residência Médica em Cirurgia Plástica, passando em primeiro lugar nessa competitiva especialidade.
Possui ampla experiência como médico, trabalhou como preceptor pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP); hoje dentro do Hospital Israelita Albert Einstein.

Nos dias atuais, Wendell Uguetto dedica-se exclusivamente aos seus pacientes e atende em dois consultórios: um localizado na Vila Nova Conceição e outro nas dependências do hospital Albert Einstein.

Junto com essas atividades, Uguetto é membro de equipe de retaguarda de cirurgia plástica e de cirurgia crânio-maxilo-facial do Hospital Albert Einstein.

No intuito de atender os pacientes com o mais alto padrão de excelência, a equipe do Dr. Wendell preza pela Segurança, Ética, Saúde e Bem-estar.

Principais Procedimentos:

Ginecomastia
Lipoaspiração a Laser
Otoplastia
Ninfoplastia
Rinoplastia
Prótese de Mama
Blefaroplastia
Mentoplastia
Dr. Wendell Ugueto

Unidades

Agende sua consulta na unidade que for mais próxima de você:

Unidade Itaim Bibi

R. Professor Atílio Innocenti, 683 Vila Nova Conceição - São Paulo - SP

VEJA MAIS

Unidade Hospital Albert Einstein

Av. Albert Einstein, 627. Bloco A1. Consultório 119. São Paulo - SP CEP: 05652-900

VEJA MAIS

Contato

Para agendar uma consulta e tirar dúvidas a respeito de algum procedimento, preencha o formulário abaixo:

    WHATSAPP Ligar
    Fale conosco no Whatsapp!