ITAIM BIBI: Rua Professor Atílio Innocenti, 683

MORUMBI: Hospital Israelita Albert Einstein - Av. Albert Einstein, 627

Agende uma Consulta

11 2893-3348

Conheça 5 Inimigos da Cicatrização Pós Cirurgia Plástica

Conheça 5 Inimigos da Cicatrização Pós Cirurgia Plástica

A realização de uma cirurgia plástica pode ser motivada por diferentes fatores. Mas, em todos eles, o pós-operatório deve ser respeitado para uma boa evolução. Por exemplo, você conhece quais são os inimigos da cicatrização pós cirurgia plástica? Afinal de contas, trata-se de um processo que envolve a recuperação da pele que foi cortada e suturada para possibilitar o procedimento, o que leva tempo e envolve diferentes fatores de influência.

Cicatrização: o que é e quais são as principais fases?

A cicatrização ou regeneração da pele é um complexo processo que envolve mecanismos celulares, moleculares e bioquímicos. O objetivo é restaurar a função e as estruturas normais dos tecidos após uma lesão ou corte cirúrgico, por exemplo.

De modo geral, é possível dividir o processo de cicatrização em três fases: fase inflamatória, fase proliferativa e fase de maturação.

Fase inflamatória

A fase inflamatória da cicatrização dura de três a quatro dias e é caracterizada por dois processos, a hemostasia e a resposta inflamatória aguda, que visam limitar a lesão tecidual e podem causar edema, vermelhidão e dor.

Fase proliferativa

Com duração de cerca de três semanas, na fase proliferativa acontece a vascularização e a infiltração de células que fazem a limpeza da região, formando o tecido de granulação. Por volta do terceiro dia é iniciada a produção de colágeno, em um processo conhecido como fibroplasia.

Veja tambémO Que Perguntar Ao Cirurgião Plástico Durante a Consulta?

Fase de maturação

Na fase de maturação ocorre a deposição organizada de colágeno, possibilitando que a ferida receba maior suporte. Em geral, tem início após vinte e um dias da lesão, podendo perdurar até um ano.

E para garantir que todas essas etapas e processos transcorrem dentro do esperado, é importante tomar alguns cuidados e evitar os vilões da cicatrização.

Cicatrização pós cirurgia plástica: o que pode atrapalhar o processo?

Conheça 5 Inimigos da Cicatrização Pós Cirurgia Plástica

Os principais inimigos da cicatrização pós cirurgia plástica interferem no processo de regeneração celular e na recuperação do paciente após o procedimento.

Tabagismo

Em geral, o paciente é orientado a parar de fumar antes de realizar o procedimento. Isso acontece porque a nicotina presente no cigarro prejudica a cicatrização dos tecidos do corpo, especialmente a pele.

Exposição solar

A pele exposta ao sol tem mais dificuldade de amenizar o calor. Além disso, os raios solares também podem causar manchas na área cicatrizada.

Má alimentação

O processo de cicatrização envolve a renovação da pele. E o nosso corpo produz células novas a partir dos nutrientes que ingerimos. Sendo assim, uma alimentação desregrada e não saudável também prejudica a cicatrização.

Não respeitar o repouso

Repouso é uma orientação presente em praticamente todos os procedimentos cirúrgicos e não respeitá-lo interfere na cicatrização. Isso acontece porque a atividade física pode aumentar a frequência cardíaca e aumentar os edemas da cirurgia.

Uso indiscriminado de medicamentos

Alguns medicamentos, como antiagregantes plaquetários e anticoagulantes, também podem atrapalhar a cicatrização. Mas saiba que apenas o médico pode indicar o que pode e o que não pode. Nunca deixe de tomar medicamentos de uso contínuo sem indicação.

Seguindo todas as recomendações do médico, antes e após a cirurgia, o processo de cicatrização certamente acontecerá de forma mais tranquila e segura.

Consulte o Dr. Wendell Uguetto, especialista em cirurgias plásticas

Se você está pensando em fazer algum tipo de cirurgia plástica, primeiramente deve encontrar um profissional de confiança. O Dr. Wendell Uguetto é cirurgião plástico e tem ampla experiência em procedimentos estéticos e reparadores. Agende sua consulta.

 

Dr. Wendell Ugueto

Unidades

Agende sua consulta na unidade que for mais próxima de você:

Unidade Itaim Bibi

R. Professor Atílio Innocenti, 683 Vila Nova Conceição - São Paulo - SP

VEJA MAIS

Unidade Hospital Albert Einstein

Av. Albert Einstein, 627. Bloco A1. Consultório 119. São Paulo - SP CEP: 05652-900

VEJA MAIS

Contato

Para agendar uma consulta e tirar dúvidas a respeito de algum procedimento, preencha o formulário abaixo:

    WHATSAPP Ligar
    Fale conosco no Whatsapp!