ITAIM BIBI: Rua Professor Atílio Innocenti, 683

MORUMBI: Hospital Israelita Albert Einstein - Av. Albert Einstein, 627

Agende uma Consulta

11 2893-3348

Cirurgia Ortognática: quando é indicada?

Cirurgia ortognática: quando é indicada?

As deformidades ou anomalias dentofaciais podem prejudicar a qualidade de vida dos pacientes, causando dificuldades para respirar e mastigar, problemas no sono e, inclusive, impactar a autoestima, uma vez que alteram a aparência da mandíbula e/ou maxila.

Neste cenário, muitos desses pacientes têm indicação médica para a realização de um procedimento cirúrgico conhecido como cirurgia ortognática. O objetivo do procedimento é corrigir as alterações anatômicas que interferem no dia a dia e modificam a aparência.

Embora seja um procedimento seguro, gera muitas dúvidas. Uma das principais está relacionada a indicação da cirurgia: afinal, quando é indicada? Confira a explicação.

Entenda o impacto das anomalias dentofaciais

O mal crescimento dos ossos da face, especialmente mandíbula e dentes, pode causar uma série de sinais e sintomas. De modo geral, é possível dizer que quando ocorre algum tipo de discrepância no crescimento das mandíbulas inferior e superior o paciente apresenta:

  • Dores de cabeça;
  • Dores no ouvido;
  • Baixa autoestima;
  • Problemas na fala;
  • Dificuldade na respiração;
  • Dificuldade na mastigação;
  • Cansaço na musculatura da face.

Sendo assim, note que as alterações nos ossos da face não impactam apenas a estética. Embora os resultados da cirurgia ortognática sejam importantes nesse sentido, melhorar a aparência não é o objetivo principal, mas um complemento da cirurgia.

Quando é indicada a cirurgia ortognática?

cirurgia ortognática

Via de regra, a realização do procedimento é indicada após o final da fase de crescimento ósseo. No entanto, é possível realizá-la antes, especialmente em crianças com anomalias severas, que impactam a autoestima e a qualidade de vida do paciente.

Mordida cruzada anterior

Uma das alterações de posicionamento dos dentes mais comum entre crianças e adolescentes, a mordida cruzada anterior é caracterizada pela falta de encaixe entre a arcada dentária superior (maxila) e a inferior (mandíbula).

Micrognatismo

O micrognatismo ou micrognatia é uma condição que consiste em ter a mandíbula em tamanho menor do que é considerado normal. Pode ser causada por doenças hereditárias, ou então, por mutações genéticas não hereditárias.

Prognatismo

O prognatismo mandibular é uma anomalia dos ossos da face que afeta a mandíbula: o maxilar inferior projeta-se para frente de forma inadequada. É caracterizada pelo queixo projetado para frente, popularmente queixo grande.

Disfunção temporomandibular (DTM)

É um grupo de alterações ou problemas nas articulações que ligam o maxilar à mandíbula, causando dores localizadas, dores de cabeça, zumbidos, dificuldade de mover a boca, entre outros sintomas e sinais de alerta que prejudicam a vida do paciente.

Essas são algumas das indicações para a realização da cirurgia ortognática. O ideal é consultar um cirurgião plástico especializado que fará uma avaliação detalhada do paciente para determinar se o procedimento é ou não a melhor opção de tratamento.

Como é feita a cirurgia ortognática?

A cirurgia é realizada por dentro da boca, mas também com incisões por fora, no rosto. Durante o procedimento, o cirurgião solta o maxilar superior, a mandíbula e o queixo, se necessário, que serão fixados com placas e parafusos de titânio na posição adequada.

Para os pacientes que têm plano de saúde, o preço da cirurgia não é um problema, pois é possível realizar a cirurgia ortognática pela Omint e demais operadoras de saúde, pois o procedimento não é considerado exclusivamente estético.

Consulte um especialista em cirurgia ortognática

O Dr. Wendell Uguetto é cirurgião plástico especialista em cirurgias para homens com ampla experiência em cirurgia ortognática. Ainda tem dúvidas sobre o tema? Agende uma consulta.

O Dr. Wendell Uguetto é médico formado pela Universidade de São Paulo (USP), onde concluiu o serviço de Residência Médica em Cirurgia Geral e, posteriormente, o serviço de Residência Médica em Cirurgia Plástica, passando em primeiro lugar nessa competitiva especialidade.
Possui ampla experiência como médico, trabalhou como preceptor pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP); hoje dentro do Hospital Israelita Albert Einstein.

Nos dias atuais, Wendell Uguetto dedica-se exclusivamente aos seus pacientes e atende em dois consultórios: um localizado na Vila Nova Conceição e outro nas dependências do hospital Albert Einstein.

Junto com essas atividades, Uguetto é membro de equipe de retaguarda de cirurgia plástica e de cirurgia crânio-maxilo-facial do Hospital Albert Einstein.

No intuito de atender os pacientes com o mais alto padrão de excelência, a equipe do Dr. Wendell preza pela Segurança, Ética, Saúde e Bem-estar.

Principais Procedimentos:

Ginecomastia
Lipoaspiração a Laser
Otoplastia
Ninfoplastia
Rinoplastia
Prótese de Mama
Blefaroplastia
Mentoplastia
Dr. Wendell Ugueto
Últimos posts por Dr. Wendell Ugueto (exibir todos)

Unidades

Agende sua consulta na unidade que for mais próxima de você:

Unidade Itaim Bibi

R. Professor Atílio Innocenti, 683 Vila Nova Conceição - São Paulo - SP

VEJA MAIS

Unidade Hospital Albert Einstein

Av. Albert Einstein, 627. Bloco A1. Consultório 119. São Paulo - SP CEP: 05652-900

VEJA MAIS

Contato

Para agendar uma consulta e tirar dúvidas a respeito de algum procedimento, preencha o formulário abaixo:

    MANDE UM WHATSAPP
    Fale conosco no Whatsapp!