Cirurgia Ortognática: quando é indicada?
06, dezembro, 2021
Dr. Wendell Ugueto
As deformidades ou anomalias dentofaciais podem prejudicar a qualidade de vida dos pacientes, causando dificuldades para respirar e mastigar, problemas no sono e, inclusive, impactar a autoestima, uma vez que alteram a aparência da mandíbula e/ou maxila.
Neste cenário, muitos desses pacientes têm indicação médica para a realização de um procedimento cirúrgico conhecido como cirurgia ortognática. O objetivo do procedimento é corrigir as alterações anatômicas que interferem no dia a dia e modificam a aparência.
Embora seja um procedimento seguro, gera muitas dúvidas. Uma das principais está relacionada a indicação da cirurgia: afinal, quando é indicada? Confira a explicação.
Indice
Entenda o impacto das anomalias dentofaciais
O mal crescimento dos ossos da face, especialmente mandíbula e dentes, pode causar uma série de sinais e sintomas. De modo geral, é possível dizer que quando ocorre algum tipo de discrepância no crescimento das mandíbulas inferior e superior o paciente apresenta:
- Dores de cabeça;
- Dores no ouvido;
- Baixa autoestima;
- Problemas na fala;
- Dificuldade na respiração;
- Dificuldade na mastigação;
- Cansaço na musculatura da face.
Sendo assim, note que as alterações nos ossos da face não impactam apenas a estética. Embora os resultados da cirurgia ortognática sejam importantes nesse sentido, melhorar a aparência não é o objetivo principal, mas um complemento da cirurgia.
Quando é indicada a cirurgia ortognática?
Via de regra, a realização do procedimento é indicada após o final da fase de crescimento ósseo. No entanto, é possível realizá-la antes, especialmente em crianças com anomalias severas, que impactam a autoestima e a qualidade de vida do paciente.
Mordida cruzada anterior
Uma das alterações de posicionamento dos dentes mais comum entre crianças e adolescentes, a mordida cruzada anterior é caracterizada pela falta de encaixe entre a arcada dentária superior (maxila) e a inferior (mandíbula).
Micrognatismo
O micrognatismo ou micrognatia é uma condição que consiste em ter a mandíbula em tamanho menor do que é considerado normal. Pode ser causada por doenças hereditárias, ou então, por mutações genéticas não hereditárias.
Prognatismo
O prognatismo mandibular é uma anomalia dos ossos da face que afeta a mandíbula: o maxilar inferior projeta-se para frente de forma inadequada. É caracterizada pelo queixo projetado para frente, popularmente queixo grande.
Disfunção temporomandibular (DTM)
É um grupo de alterações ou problemas nas articulações que ligam o maxilar à mandíbula, causando dores localizadas, dores de cabeça, zumbidos, dificuldade de mover a boca, entre outros sintomas e sinais de alerta que prejudicam a vida do paciente.
Essas são algumas das indicações para a realização da cirurgia ortognática. O ideal é consultar um cirurgião plástico especializado que fará uma avaliação detalhada do paciente para determinar se o procedimento é ou não a melhor opção de tratamento.
Como é feita a cirurgia ortognática?
A cirurgia é realizada por dentro da boca, mas também com incisões por fora, no rosto. Durante o procedimento, o cirurgião solta o maxilar superior, a mandíbula e o queixo, se necessário, que serão fixados com placas e parafusos de titânio na posição adequada.
Para os pacientes que têm plano de saúde, o preço da cirurgia não é um problema, pois é possível realizar a cirurgia ortognática pela Omint e demais operadoras de saúde, pois o procedimento não é considerado exclusivamente estético.
Consulte um especialista em cirurgia ortognática
O Dr. Wendell Uguetto é cirurgião plástico especialista em cirurgias para homens com ampla experiência em cirurgia ortognática. Ainda tem dúvidas sobre o tema? Agende uma consulta.
- Programa de Indicação - 23 de outubro de 2024
- Bichectomia em Homens: Quando o Procedimento é Indicado? - 22 de fevereiro de 2023
- Estética Masculina: Quais Procedimentos São Indicados? - 20 de fevereiro de 2023